30 de abril de 2013

Em Cena 2013 - Vila de Pereira

Começa já sábado,dia 4 do próximo mês de Maio a quinta edição do já aclamado encontro de teatro "Em Cena". Todos os sábados, uma excelente razão para ir ao Celeiro dos Duques de Aveiro em Pereira.



Siga este evento no facebook em: https://www.facebook.com/emcena.encontro

Recolha de Sangue na Vila de Pereira - Dia 1 de Maio de 2013

É já amanhã que se realiza a recolha de sangue no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Pereira.

A Todos os voluntários que estiverem interessados alerta-se de que devem comparecer no local entre as 9:00 e as 13:00 horas.



15 de abril de 2013

Festa da Queijada de Pereira 2013

FESTA DA QUEIJADA DE PEREIRA

DIAS 19-20 e 21 DE ABRIL

CELEIRO DOS DUQUES DE AVEIRO NA VILA DE PEREIRA

É já no próximo fim de semana dias 19, 20 e 21 abril que se realiza mais uma edição da Festa da Queijada de Pereira.

Mais um ano e mais uma festa organizada pelo Grupo Folclórico da Vila de Pereira.

Do programa destaca-se, além da venda e promoção da Queijada de Pereira com demonstração ao vivo do fabrico da mesma, um vasto programa cultural com o "ÁS DO CAVAQUINHO" na sexta-feira, um bailarico ao sábado à noite com "QUIM MARTINHO" e a atuação no domingo á tarde do "Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego" e do "Rancho Tipico de Vila Nova".

No sábado á tarde será feita uma romagem ao cemitério por intenção de todos os componentes e diretores do Grupo Folclórico, e de outras pessoas que colaboravam na festa da queijada e já falecidos. Haverá uma cerimonia pública alusiva á festa da queijada com a presença de várias entidades.

No domingo é dia da feira mensal na Vila de Pereira o que atraí desde logo centenas de pessoas até esta festa.

Incluído na Festa da Queijada haverá na Rua da Misericórdia, Zona Histórica de Pereira, exposição de vários artesoes da nossa terra, que também é digno de ser visitada.

Portanto, por tudo isto, não falte. Apareça.

A Queijada de Pereira, os artesãos da nossa  terra e o "Grupo Folclórico da Vila de Pereira" merecem que os apoiemos e compareçamos nestas iniciativas.

NÃO FALTE!



28 de março de 2013

Visita Pascal na Vila de Pereira

No próximo domingo vamos ter VISITA PASCAL na nossa comunidade paroquial de Pereira. Vamos ter várias equipas "espalhadas" pela nossa vila, sendo que duas equipas vão percorrer a nossa Urbanização.

A VISITA PASCAL vai ter inicio às 15H00, junto ao parque infantil do lado nascente da Urbanização, junto ao Lt. 100.

Para quem estiver interessado em receber a CRUZ em sua casa, poderão demonstrar a vossa vontade das seguintes formas:
- colocando algumas flores na entrada do vosso lote, e colocando um pequeno papel no vidro da porta com o número da vossa porta;
- respondendo a este post, com o vosso nome, lote e número da porta;
- enviando uma mensagem para Henrique Vaz (www.facebook.com/riqueV74), com o vosso nome, lote e número da porta;

Não tenhamos receio em receber a CRUZ e em manifestar aquilo em que acreditamos.

PS: Por favor, transmitam esta informação aos vossos vizinhos e amigos da Urbanização, que não tenham acesso a este meio de divulgação.




20 de março de 2013

Consulta anual dos Cadernos Eleitorais - Junta de Freguesia de Pereira

Em conformidade com o disposto no art.º 56.º, n.º 1, da Lei n.º 13/99, de 22 de março, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei n.º 47/2008, de 27 de agosto, encontram-se disponíveis os cadernos de recenseamento desta freguesia, com data de referência de 31 de dezembro de 2012, para efeitos de consulta e reclamação dos interessados durante o mês de MARÇO.

Solicita-se especial atenção aos cidadãos eleitores na verificação das seguintes anotações constantes dos cadernos:

A) CIDADÃOS NACIONAIS

ANOTAÇÃO: (*) – Diretiva 93/109/CE – Optou por votar noutro Estado membro na Eleição para o Parlamento Europeu 2009.
Esta anotação resulta da comunicação no âmbito da troca de informações entre os Estados membros prevista na Diretiva 93/109/CE, e indica que houve uma opção, efetuada por cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, com inscrição no recenseamento eleitoral português em território nacional, de votar nos deputados ao Parlamento Europeu do país de residência. 

A alteração desta opção de voto tem de ser sempre solicitada pelo eleitor junto do organismo do Estado membro da União Europeia de residência onde procedeu à sua 
inscrição no recenseamento eleitoral uma vez que só aí pode ser efetuado o seu cancelamento. 

Se esta opção não for entretanto alterada por iniciativa do eleitor, na troca de informação que necessariamente antecede a próxima eleição para o Parlamento Europeu, nos termos do estabelecido na Diretiva 93/109/CE, num próximo ato eleitoral desta natureza, os referidos eleitores continuarão a votar para os deputados do país de residência.

B) CIDADÃO DA UNIÃO EUROPEIA – UE

ANOTAÇÃO: (*) – Não exerce, em Portugal, o direito de voto nas eleições para o Parlamento Europeu.

Esta anotação resulta da opção efetuada, pelos eleitores estrangeiros, nacionais de outros Estados da União Europeia, residentes em Portugal, de votar nos deputados ao Parlamento Europeu, do país de origem, de acordo com o art.º 37.º, n.º 5 da lei do Recenseamento Eleitoral e ao abrigo do previsto na Directiva 93/109/CE. Os eleitores com esta opção não irão constar dos cadernos eleitorais para uma futura eleição do Parlamento Europeu.
A alteração desta opção de voto pode ser solicitada pelo eleitor, a qualquer momento fora do período de suspensão eleitoral, junto da respetiva Comissão Recenseadora, que a regista na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral através da aplicação SIGRE Web.



In site "JFP"









19 de março de 2013

Via Sacra Jovem - Grupo de Jovens da paróquia da Vila de Pereira

No próximo dia 23 de Março, sábado, pelas 21:15h o Grupo de Jovens da paróquia da Vila de Pereira vai realizar uma VIA SACRA JOVEM, junto ao Largo da Igreja Matriz de Santo Estevão em Pereira. 

Mais uma excelente iniciativa deste Grupo de Jovens para o qual se pede todo o apoio. 

Apareça!









18 de março de 2013

Aniversário centenário na Vila de Pereira

É já na próxima quarta-feira, dia 20 de março que a Vila de Pereira estará em festa pelo aniversário da Sr.ª D. Maria Melo Castelão Teixeira que comemora o seu século de vida.


Para esta justa homenagem, a Junta de Freguesia de Pereira e o Grupo Folclórico da Vila de Pereira vão realizar, em conjunto, uma festa de aniversário no Celeiro dos Duques de Aveiro pelas 18:30h para a comemoração de mais uma primavera desta bonita "jovem" que há tantos anos com as suas queijadas e sabedoria faz crescer água na boca de todos os pereirenses.

A festa será pública e a todos os que queiram participar serão bem-vindos.




Apareça!






11 de março de 2013

Mau tempo provoca inundações na Urbanização Quinta de S. Luiz

No passado dia 9 de Março, os moradores do lote 70 da Urbanização Quinta de S. Luiz foram surpreendidos pelas 23 horas, aproximadamente, pela inundação parcial das garagens que se deveu ao facto de a caixa exterior de escoamento do lote se encontrar entupida. 

Valeu a intervenção rápida do corpo de bombeiros de Montemor-o-Velho que prontamente montou uma bomba que possibilitou a retirada da água das mesmas. 

É de referir que a mesma ainda se encontra-se entupida o que poderá antever uma nova situação tal como se verificou ainda na manhã do dia 11 de março em que com a chuva que se fez sentir, a referida caixa não deu escoamento a tanta água.



Semana da Leitura – alunos de Pereira em festa!

De 8 a 15 de março, a equipa da biblioteca escolar da EBI de Pereira preparara um animado programa comemorativo da semana da leitura 2013.

Recorde-se que as atividades integram o Plano de Atividades do Agrupamento de escolas e, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Leitura, pretendem, sobretudo, fomentar o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupação de tempos livres, desenvolver o sentido da pesquisa através da leitura e proporcionar o contacto da comunidade com a Escola.

Programa:



In site "CMMV"


11 de janeiro de 2013

O que acontece se pedir a insolvência?

Como é que se uma família pode demonstrar que está numa situação económica difícil?


Uma família pode demonstrar estar numa situação económica difícil demonstrando não ser capaz à data de cumprir as obrigações vencidas ou estar numa situação de iminentemente deixar de as conseguir cumprir, por exemplo demonstrando que já não consegue pagar ou está na iminência de deixar de conseguir pagar as prestações do(s) empréstimo(s) contratados ou qualquer outra obrigação que sob si impenda à data. 

Quais são as consequências de abrir falência? No caso de um agregado familiar, todos têm de pedir? Ou só um?

Dos efeitos mais relevantes pode apontar-se o insolvente ficar privado dos poderes de administração e disposição dos seus bens penhoráveis, ter o dever de se apresentar em tribunal e de colaboração com os órgãos da insolvência, o dever de entrega imediata de documentos relevantes para o processo, o dever de respeitar a residência fixada na sentença. Eventualmente, o insolvente poderá ter direito a alimentos à custa dos rendimentos da massa insolvente. A nível processual a declaração de insolvência impossibilita genericamente a instauração de ações executivas ou de cobrança contra o insolvente ou contra a massa insolvente, esta última apenas nos 3 meses seguintes à declaração de insolvência..

No caso de marido e mulher se encontrarem em situação de insolvência e não sendo o regime de bens a separação de bens, podem os dois conjuntamente apresentar-se à insolvência. Os demais membros do agregado familiar têm que se apresentar separadamente à insolvência.

Para quem pede a insolvência: os bens são arrestados? Que bens? E se tiver casado em regime de separação de bens?

Os bens do insolvente são apreendidos à ordem do administrador de insolvência, sendo afetados todos os bens suscetíveis de penhora. São impenhoráveis (e como tal insuscetíveis de apreensão), entre outros, as coisas ou direitos inalienáveis, os objetos cuja apreensão seja ofensiva dos bons costumes ou sem justificação económica, os objetos especialmente destinados ao culto público, os bens imprescindíveis a qualquer economia doméstica, os instrumentos indispensáveis aos deficientes e os objetos destinados ao tratamento de doentes.

No caso de o insolvente estar casado em regime de separação de bens, apenas são apreendidos os bens próprios do cônjuge que se tenha apresentado à insolvência.

Respostas dadas por Nuno Líbano Monteiro, Sócio Coordenador da Área de Prática de Contencioso, Reestruturações e Insolvências e Marta Pinto, Associada da Área de Prática de Contencioso, Reestruturações e Insolvências da PLMJ





in site "Dinheiro Vivo"



8 de janeiro de 2013

Mostra de artesanato de Zé Paiva e Zé Ângelo - Pereira 2013


Encontra-se a decorrer uma Mostra de Artesanato no salão paroquial da Vila de Pereira.

Os trabalhos realizados por Zé Paiva e Zé Ângelo dois dos artesões da nossa terra teve a sua inauguração no passado dia 6 de janeiro.

A exposição estará patente ao público nos dias 6 - 12 -13 - 19 e 20 de Janeiro das 9h ás 17h. 

Apelo a todos a comparência para ver os trabalhos que estes dois nossos amigos têm para partilhar.


Apareça e acima de tudo divulgue, vai ver que vale pena!












Fotografias de alguns dos trabalhos que poderão ser apreciados



Saiba tudo sobre os cães potencialmente perigosos



in site "Jornal de Notícias"



Agenda para 2013




in site "Jornal de Negócios"



Como calcular o IRS, a par e passo




in site "Jornal de Negócios"



Saiba quais os distritos que perdem mais freguesias






in site "Jornal de Negócios"



Saiba qual o IMI que o seu concelho vai cobrar em 2013






in site "Jornal de Negócios"



7 de janeiro de 2013

Grupo Folclórico da Vila de Pereira cantou as janeiras


Cumprindo a tradição o Grupo Folclórico da Vila de Pereira saiu ontem á rua, dia 6 de Janeiro de 2013, para mais uma vez cantar as Janeiras e desejar um bom ano de 2013 e Boas Festas a todos os Pereirenses.




O GFVP Começou na casa paroquial onde foram recebidos pelo Sr. Padre Ferrão.








Passaram pela ADCRP onde foram recebidos pelo seu Presidente Alexandre Tarrafa e demais elementos da sua Direção.





Terminaram na Junta de Freguesia onde cantaram para a Sr.ª Vereadora Alexandra Ferreira
e para a Junta de Freguesia na pessoa do seu Presidente Sr. José Rasteiro.


Mais uma demonstração da vitalidade deste Grupo, com 46 anos de existência e que vai exibindo ao longos dos anos a cultura do um povo Pereirense.

Mais uma vez está de parabéns o GFVP por esta iniciativa.


Fotografias de Eduardo Roxo

3 de janeiro de 2013

Pereira apela à solidariedade para ajudar família carenciada

Clique na imagem para ampliar


In Diário de Coimbra do dia 02 de Janeiro de 2013
Texto de Manuela Ventura