23 de dezembro de 2011

“Fado Solidário” na ADCR de Pereira

No passado dia 17 de Dezembro de 2011, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira realizou uma iniciativa solidária e celebrou o espírito natalício com cerca de duas centenas de sócios, amigos e entidades.


Agradecendo “o empenho de todos os que das mais diversas maneira têm ajudado esta Associação”, o presidente da direcção da ADCR Pereira, Alexandre Tarrafa, referiu que “estamos a ficar mais fortes”.

Na iniciativa que contou com as presenças do presidente da Câmara, Luís Leal, e do secretário da Junta de Freguesia de Pereira, Basílio Rasteiro, a vereadora Alexandra Ferreira, felicitou “o trabalho desenvolvido pela associação ao longo do ano”, esclareceu que “a enorme riqueza advém da diversidade da sua oferta cultural e desportiva”, bem como destacou que “a união e a partilha são condições fundamentais para continuar a fortalecer a instituição”.

Antes da sessão de fados, com o grupo “Para Sempre Coimbra Fados”, que encerrou a noite festiva da ADCR Pereira, – e que serviu também para recolher bens para a Comunidade São Francisco de Assis e a Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV) – houve ainda tempo para dar as boas vindas ao Pai Natal e enaltecer o trabalho dos cozinheiros de serviço – Isidro Almeida, José António, Acácio Tarrafa e Dário Maia.


In site "CMMV"











22 de dezembro de 2011

Taxas moderadoras: DECO reage aos aumentos na saúde

Hoje foram publicados os aumentos das taxas moderadoras nos serviços de saúde, que em vários casos são superiores a 100 por cento.


A DECO entende que alturas de exceção exigem medidas excecionais. No entanto, é essencial que o seu impacto prático seja devidamente fundamentado, porque as pessoas são mais do que um permanente contribuinte.



Tendo em conta o quadro recessivo da economia portuguesa, as crescentes dificuldades da generalidade da classe média e o empobrecimento de uma larga fatia da população, os aumentos preconizados representam, pela sua dimensão, um claro obstáculo no recurso às unidades públicas de saúde.


A DECO entende que cada vez menos faz sentido falar de taxas moderadoras na verdadeira aceção da palavra. As medidas implementadas não demonstram intenção de moderar o consumo ou o acesso aos serviços de saúde, antes dificultam o acesso à Saúde a muitos portugueses.

A DECO teme que estes aumentos promovam o afastamento dos utentes em relação ao Serviço Nacional de Saúde, ao estarem concebidos numa lógica de cobrar tudo o que for possível. Esta poupança no imediato poderá acarretar maiores custos no futuro. O SNS tenderá a ser utilizado apenas em caso de doença instalada, obrigando a tratamentos mais dispendiosos, deixando a prevenção para segundo plano.

Lamentamos, ainda, que esteja em cima da mesa a possibilidade de estas taxas voltarem a aumentar por imposição da troika durante 2012. Portugal era, já em 2007, um dos países da Europa onde os consumidores mais pagavam do seu bolso pelo acesso à Saúde, de acordo com o relatório do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde. Estes pagamentos diretos, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS) afastam os utentes dos sistemas de Saúde e são geradores de iniquidades.

Por isso, a DECO exige maior transparência na fundamentação das medidas apresentadas e dos seus impactos na saúde e no orçamento dos consumidores, bem como no equilíbrio do próprio sistema.


In site "DECO"




21 de dezembro de 2011

Protocolo de Colaboração e Delegação de Competências - CMMV

Para o próximo ano de 2012 o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho chegou a acordo com o voto favorável dos Presidentes de Junta e sua concordância para o apuramento das verbas a transferir no âmbito das competências a delegar nas Juntas de Freguesia do Concelho... A verba a pagar, inclui uma redução significativa dos montantes a transferir e uma parte das verbas de 2011 que não foram pagas.






Boletim trimestral da AMUQSL “Aqui Acontece” - Nº1

A AMUQSL lançou no mês de Dezembro de 2011 o  primeiro número do boletim “Aqui Acontece”, uma publicação que pretende ser trimestral e dar a conhecer não só as atividades e iniciativas da AMUQSL mas também as notícias mais relevantes acerca da Vila de Pereira. Este boletim está desde o passado dia 12 de Dezembro a ser distribuído, pessoalmente em mão ou na caixa do correio a quem não atender, a todos os moradores da urbanização de forma gratuita.


A próxima publicação será em Março de 2012 na qual todas as pessoas interessadas em colaborar poderão enviar o seu contributo (crónica, artigo, entrevista, carta, etc.) para geral@moradores-saoluiz.com.






Se não recebeu o boletim poderá consultá-lo a partir de já no site oficial da AMUQSL aqui>>




20 de dezembro de 2011

Lixo junto ao ATM - Lote 75 - Urbanização Quinta de S. Luiz

Bom dia caros vizinhos e habitantes da Vila de Pereira, gostaria de vos alertar e de ter a vossa atenção para o seguinte: 



Ontem 19 de Dezembro de 2011, quando fui ao super-mercado no Lote 75 "Rechear e Poupar", junto ao multibanco que ai existe, reparei num enorme acumular de lixo que em nada dignifica a entrada do referido estabelecimento e do próprio lote. 

Se bem se recordam, todos os que têm acompanhado as publicações no blog e no grupo facebook, há uns meses falei com o Sr. Presidente da Junta, Sr. José Rasteiro, na tentativa de colocar junto deste ATM um pequeno caixote do lixo. 

Na altura o Sr. Presidente demonstrou-se sensibilizado com a situação, que pelos vistos não passou disso, e disse-me que já tinha visto e que iria fazer o pedido à CMMV, ora o Sr. Presidente também é utilizador deste ATM e até hoje nunca mais deu resposta. Até ao momento não foram tomadas quaisquer medidas para resolver a situação. Lembro que o referido ATM foi reactivado e colocado a funcionar no passado dia 6 de Janeiro de 2011.

Hoje mesmo dia 20 de Dezembro de 2011, fiz seguir uma reclamação para o portal da queixa do qual espero algum efeito, tal como aconteceu com os veículos abandonados na via pública na Urbanização Quinta de S. Luiz.

Quero ainda à AMUQSL deixar a dica para que, caso ache pertinente, ajude na resolução deste problema à vista de todos.

Agradeço a todos os que tentam manter este local limpo, em particular ao super-mercado o facto de disponibilizar um caixote de papel para improviso e recolha dos papeis do multibanco. No entanto penso que é uma situação que se arrasta já há demasiado tempo e que deverá ser resolvida o quanto antes. Agora por quem?! 

Para terminar gostaria de apelar ao bom senso de todos os habitantes.

Se não querem talão do super-mercado não peçam, se não precisam do talão multibanco não o emitam, certamente em vossas casas não atiram os papeis para o chão. 

Então porquê fazê lo neste local?! 

A 50 metros existem contentores. Sejam limpos e mantenham a Vila limpa!


Obrigado a todos os que puderem dar dignidade a este local e manter ao mesmo tempo a Vila  limpa!










19 de dezembro de 2011

Eletricidade: aumento não é só de 4%

O aumento de 4% nas tarifas de eletricidade a partir de 1 de janeiro de 2012, anunciado no dia 15 de Dezembro pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, esconde, na realidade, um agrava­mento muito superior da fatura a pagar pelo consumidor nos próximos anos, defende a DECO.


A fatura já foi agravada em 16% com a subida antecipada, em Outubro passado, da taxa do IVA, o que dá 21% a mais no total a pagar em 2012.

O Governo adiou a cobrança de uma verba superior a mil mi­lhões de euros, correspondente a cerca de 50% dos Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), reconhecendo implici­tamente a incapacidade para as famílias de suportarem um aumento ainda mais gravoso. Mas o consumidor terá de su­portar esta verba, com juros, nos anos seguintes.

Estes custos, resultantes de opções políticas e medidas le­gislativas para subsidiar o setor, já deveriam ter sido reduzi­dos, tal como exigiu a DECO e 170 mil assinantes da petição entregue na Assembleia da República em 2010.

Assim, de modo a evitar o agravamento contínuo da fatura de eletricidade para níveis insuportáveis, a DECO reivindica um plano concreto de redução dos CIEG com o objetivo de uma redução de 30% desses custos até 2013.

Desse modo, não só se reduziria a fatura de eletricidade, como se caminharia para a sustentabilidade do setor. Penalizar sistematicamente o consumidor e adiar encargos, como fez o Governo, tem apenas o efeito de hipotecar o futuro.

Aliás, isso mesmo foi expressamente reconhecido pela troi­ka (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Mo­netário Internacional), que recomendou no Memorando de Entendimento uma revisão dos Custos de Interesse Geral. O Governo ignorou essa recomendação, embora tenha sido les­to a antecipar outra – a subida do IVA. É uma política de dois pesos e duas medidas, sempre desfavorável ao consumidor, que a DECO nunca poderá aceitar.


In site "DECO"



Boas festas 2011




Desejo a todos os habitantes da Vila de Pereira um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo de 2012 com muita paz, saúde, alegria e acima de tudo que contem com a companhia de todos aqueles que para vós são importantes. Obrigado por continuar a acompanhar o blog.


12 de dezembro de 2011

AMUQSL - Solidária

A acção de solidariedade "Dar Natal", que resulta de uma colaboração entre a AMUQSL e a Junta de Freguesia de Pereira, terá início hoje dia 12 de Dezembro de 2011! 

Irão ser recolhidos de preferência bens alimentares  , roupas e brinquedos, para distribuir pelas famílias mais carenciadas da Vila de Pereira. 

Assim e a quem quiser colaborar poderá deixar o seu contributo num dos seguintes estabelecimentos comerciais da Urbanização Quinta de São Luiz: 

- Estrela do Mar Congelados (Lote 8)
- Pastelaria S. Luiz (Lote 61), 
- Mélita Decorações (Lote 61), 
- Urbanidades Café (Lote 66), 
- Restaurante Grelhados da Quinta (Lote 66), 
- Restaurante e Take Away Como Em Casa (Lote 75)
- Supermercados Rechear & Poupar (Lote 75).



Este natal seja solidário e participe nesta iniciativa!





9 de dezembro de 2011

Já sabe onde vai comemorar a passagem de ano? - Eis uma proposta!

Se este ano não sabe onde passar o ano? 

Faça-o com o Restaurante Quinta de São Luiz, com muita alegria, diversão e glamour.



Faça já a sua reserva!



Clique na imagem para ampliar





Clique na imagem para ampliar




Estendal solidário - O maior estendal do mundo

O Maior Estendal do Mundo O MAIOR ESTENDAL DO MUND

• De 19 de Novembro a 6 de Janeiro os portugueses vão poder ajudar muitas famílias comprovadamente carenciadas apoiadas por instituições de solidariedade social.

• Ser solidário, mesmo em tempo de crise, pode não custar nada.

• O desafio? Este Natal vai entrar para o Guinness como a maior doação de roupa do Mundo.

O projecto “O Maior Estendal do Mundo” foi concebido em parceria com a Multi Mall Management, entidade gestora do FORUM Coimbra, a RTP e a ENTRAJUDA, com o objectivo de ajudar milhares de famílias portuguesas através de um simples gesto: doar roupa. 

Com o apoio da ENTRAJUDA, a roupa doada será entregue a instituições de solidariedade social situadas em território nacional que, por sua vez, a fazem chegar a famílias comprovadamente carenciadas. 

Este gesto simples, vai permitir que muitas famílias com necessidades possam poupar uma parte do seu reduzido orçamento que seria destinado à aquisição de roupa para a utilizar na satisfação de necessidades básicas, como sejam a alimentação, a saúde e a educação, entre outras. É neste gesto de partilha que pode ser feita a diferença na vida de quem recebe e de quem dá. 

O espírito de Natal faz-nos repensar nos nossos valores e formas de estar na vida. Por isso, queremos reavivá-los mostrando que juntos os portugueses podem ajudar estas famílias através da maior doação de roupa do mundo e, simultaneamente, permitindo a entrada para o recorde do Guinness com “O Maior Estendal do Mundo”. 

A partir do dia 19 de Novembro e até ao dia 6 de Janeiro, os portugueses estão convidados a participar nesta acção, colocando as suas doações nos pontos de recolha de roupa, localizados nos centros comerciais, geridos pela Multi Mall Management: Almada Forum, Armazéns do Chiado, Braga Retail Center, Espaço Guimarães, Forum Algarve, Forum Aveiro, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Montijo, Forum Sintra, Forum Viseu e Parque Mondego.

Segundo Helena André, da ENTRAJUDA, “Este projecto, que apela à construção de uma cadeia de solidariedade que gere valor social, tem como principal objectivo poupar recursos a famílias comprovadamente carenciadas apoiadas por mais de 100 instituições de solidariedade social que, regularmente, apoiam para cima de 20 000 pessoas em situação de pobreza”.
Contamos consigo para que este Natal pendure a sua roupa no Maior Estendal do Mundo e faça parte desta ideia. 

No Forum Coimbra o ponto de recolha ficará localizado no Piso 1, Praça Água, na Vila do Gui, junto ao trono do Pai Natal.

A roupa deverá, estar limpa, sem nódoas, sem borbotos, sem buracos, não estar desbotada, com todos os botões, acondicionada em sacos, etc..

Todos os dias a roupa doada é registada no site da campanha – www.omaiorestendaldomundo.com.

Faça parte da lista de pessoas que ajudaram e, juntamente com a sua roupa, deixe o seu nome escrito, para que apareça no site.

Poderá doar roupa de Homem, Mulher, Rapaz, Rapariga e Bebé + CASA:

Exemplos de roupa de vestir - calças, camisas, t-shirts, jeans, vestidos, saias, jardineiras, casacos, sobretudos, blusões, coletes, robes, pijamas, camisas de dormir, etc.
Exemplos de roupa de casa - cobertores, toalhas de mesa, lençóis, edredões, mantas, atoalhados de banho, etc. 

NÃO SÃO ACEITES - roupa interior, chapéus, gravatas, meias, collants, lenços, sapatos e adereços. 


Contamos consigo, “Pendure-se nesta ideia”!


in site " Forum-Coimbra"












1 de dezembro de 2011

Jantar de Natal ADCRP

A ADCRP está a organizar uma festa de Natal, na qual pretende reunir direcção, seccionistas, atletas, componentes e sócios.

A festa irá realizar-se no dia 17 de Dezembro de 2011.

Uma das iniciativas associadas a esta festa será a recolha de bens de 1ª necessidade/brinquedos para ajudar as crianças da Comunidades São Francisco de Assis e a Ass. de Defesa e Apoio à Vida (ADAV).

Contamos com a sua presença e ajuda nesta iniciativa!!


Caso estejam interessados em ajudar estas duas instituições deixamos a lista dos bens definidos por elas como prioritários.


Comunidade São Francisco de Assis: Leite, cereais, pápas, óleo, azeite, meias, cuecas. Brinquedos são bem vindos, contudo só pediram 3 bolas de futebol :). 



ADAV: sabonete glicerina, gel de banho, châmpo, creme para bebés, fraldas, toalhetes, pápas, bolacha maria, camas, banheiras, roupa para recém-nascido...deixamos o site onde se pode obter mais informações (http://www.adav.coimbradigital.net/paginas/index.php?nIDPagina=45).





ComoemCasa - Oferta de emprego

A todos os interessados venho por este meio publicitar o anúncio de oferta de emprego.

Oferta de Emprego: Precisa-se de cozinheira(o) para take-away em Pereira,a todos os interessados deverão deslocarem-se entre as 10h e 14 30h e as 18 30h 22 30h ao proprio take-away.





Contactos: 239 647 486 ou 910987776