30 de maio de 2012

Euribor a seis meses volta a cair e aproxima-se cada vez mais do mínimo histórico

Taxa a seis meses cai há nove sessões consecutivas desde que interrompeu o ciclo de quedas que marcava desde Dezembro. Caiu hoje 0,2 pontos base. Está a 0,5 pontos base do mínimo histórico.

A Euribor a seis meses caiu hoje pela nona sessão consecutiva, reduzindo a distância que regista em relação ao mínimo histórico da taxa. 

A taxa Euribor a seis meses cedeu 0,2 pontos base e foi fixada nos 0,949%, o valor mais baixo desde Abril de 2010. O mínimo histórico deste indexante interbancário, que é também a taxa mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, situa-se nos 0,944%, alcançado em Março de 2010. São apenas 0,5 pontos base de distância. Uma dimensão igual à soma das quebras das duas últimas sessões. 

Estas descidas ditam o alívio das prestações dos empréstimos à habitação, tal como adianta hoje o Negócios. As Euribor voltaram a intensificar as perdas, com as renovadas expectativas de que haja espaço para uma redução da taxa de juro de referência por parte do Banco Central Europeu (BCE) para menos de 1%. A decisão será tomada na próxima semana, data da reunião de início do mês da autoridade monetária liderada por Mario Draghi (na foto). 



Foi a descida para o mínimo histórico dos juros (1%), em Dezembro, que conduziu as taxas interbancárias para um ciclo de quedas consecutivas de perto de cem sessões. Além disso, as duas operações de cedência de financiamento a longo prazo à banca europeia, os chamados LTRO (Long-term refinancing operation), retiraram pressão do mercado interbancário, fazendo com que as Euribor, utilizadas nas operações entre bancos, perdessem terreno. 

A taxa Euribor a seis meses não foi, portanto, a única a descer em força nesse período, mantendo essa tendência no dia de hoje. A taxa a três meses caiu 0,2 pontos base para os 0,671%, enquanto a Euribor a nove meses cedeu 0,1 pontos base para 1,097%. Já o indexante a doze meses caiu 0,3 pontos base e está agora nos 1,237%. 

A contrariar o comportamento negativo esteve a taxa a um mês, que subiu 0,1 pontos base para ser colocada nos 0,387%.

Artigo escrito por: Diogo Cavaleiro - Jornal de Negócios

in site"SÁBADO"


Prestações da casa vão sofrer queda de quase 10%

É a maior descida dos últimos dois anos



A prestação do crédito da casa vai voltar a baixar. A descida das taxas de juro no mercado, para mínimos de mais de dois anos, permitirá uma redução entre 5% a 10% no valor da mensalidade, consoante o indexante contratado. Quem tem revisão do crédito de seis em seis meses irá sentir a segunda descida já a partir de Julho.

A prestação do crédito da casa vai voltar a baixar. A descida das taxas de juro no mercado, para mínimos de mais de dois anos, permitirá uma redução entre 5% a 10% no valor da mensalidade, consoante o indexante contratado. Quem tem revisão do crédito de seis em seis meses irá sentir a segunda descida já a partir de Julho.

Maio foi mais um mês de quedas acentuadas nos juros. Depois de alguns sinais de estabilização, as Euribor voltaram a acelerar o ritmo de queda, perante a expectativa crescente de que o Banco Central Europeu volte a reduzir o preço do dinheiro perante a crise na Zona Euro. A possibilidade da taxa baixar para 0,75%, ou mesmo 0,5%, levou os indexantes da quase totalidade dos créditos em Portugal a renovar mínimos de 2010.

A forte queda é bem vinda para quem tem crédito, nomeadamente da casa. É que, assim, vêm aí novas descidas no valor da prestação. Quem tem um financiamento indexado à Euribor de mais curto prazo, a 3 meses, e revisão do contrato em Junho, irá beneficiar de uma descida de 4,89% na mensalidade, dada a queda da média da taxa para 0,686%, em Maio. Esta será a terceira redução consecutiva do valor do crédito para estes portugueses.

Num crédito de 100 mil euros, a 30 anos, ao qual tenha sido associado um "spread" de 0,7%, a prestação actual é de 357,15 euros. Este mesmo financiamento passará a custar, a partir de Julho, 339,68 euros, tendo por base a média da taxa no mês anterior ao da revisão do contrato, ou seja, neste mês de Maio. No espaço de um ano, há uma redução de 9,64%, de acordo com cálculos do Negócios.

Quem tiver um crédito indexado à Euribor a 6 meses beneficiará de uma redução idêntica, mas num espaço de tempo bem mais curto. A queda da média da taxa de 1,706%, em Novembro, para 0,973%, em Maio, vai ditar uma diminuição de 9,42% no valor da mensalidade. Neste caso, e considerando a mesma simulação, significa uma descida de 36,77 euros na mensalidade para 353,48 euros.

in site "SÁBADO"



24 de maio de 2012

Pereira recebeu ação de sensibilização “Gestão Alimentar e Doméstica” e “Higiene Oral”

No dia 15 de maio, a junta de freguesia de Pereira recebeu a ação de sensibilização “Gestão Alimentar e Doméstica” e “Higiene Oral” dirigida a beneficiários de rendimento social de inserção e do programa comunitário de ajuda alimentar a carenciados.

A iniciativa – promovida pela rede social de Montemor-o-Velho, Câmara Municipal, Núcleo Local de Inserção e ACES Baixo Mondego II – foi dirigida aos habitantes das freguesias de Abrunheira, Ereira, Pereira, Santo Varão, Verride e Vila Nova da Barca, tendo reunido 34 participantes.

Na sessão de boas-vindas, a vereadora Alexandra Ferreira, em representação do Presidente da Câmara, deixou palavras de confiança e motivação, referindo que “estamos aqui vos poder ajudar” e reiterou que “todos juntos vamos continuar a lutar pelo bem da ação social do concelho”. 

A vereadora destacou ainda “a importância das sessões para conquistar novos ensinamentos e que podem fazer a diferença face às dificuldades”, e lembrou que “ temos no concelho, para já, a existência das lojas sociais de Pereira e Arazede, e que vos podem prestar também algum apoio suplementar”. 

A importância de uma boa higiene oral, os cuidados a ter no momento de lavar os dentes, a forma de organizar o frigorífico, a armazenagem do alimentos, o combate ao desperdício e as atitudes mais corretas a ter no momento de ir às compras foram alguns dos temas abordados por Júlia Simões, Susana Montenegro e Ana Vieira.


In site"CMMV"





23 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança em Montemor-o-Velho comemorado a 4 de Junho

A primeira segunda-feira de junho, dia 4, vai ser especial para as crianças que frequentam os jardins de infância e as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Montemor-o-Velho. O Centro de Alto Rendimento volta a ser o palco de um dia mágico onde o universo olímpico vai estar em destaque, sempre a par com uma animação contagiante.


A autarquia tem vindo ao longo destes últimos anos a privilegiar as Comemorações do Dia Mundial da Criança, assumindo-se como uma iniciativa municipal incontornável e esperada por toda a comunidade educativa do pré-escolar e 1.º CEB.


Assim, e tendo em conta a iniciativa do Comité Olímpico Português apelidada de “Ambição Olímpica” a qual tem como objetivo promover a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que irá ser desenvolvida no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho com a presença dos Atletas Olímpicos residentes no nosso concelho, tornou-se necessário ajustar a data desta comemoração para o dia 4 de junho.


Este ano, a dinamização destas comemorações no Centro de Alto Rendimento serão feitas num único período com várias atividades lúdico-desportivas, culturais, institucionais, náuticas e ambientais e irão decorrer das 9h às 17h, com a cobertura da RTP, Montemor TV e Rádio Renascença.


Esta atividade é aberta e organizada para todas as crianças do Pré-Escolar (público e privado) e alunos das Escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico do Concelho de Montemor-o-Velho.


A Autarquia irá, nesse dia, proporcionar o acesso a todos as crianças do Concelho vivências diversificadas e experiências de aprendizagem enriquecedoras, fora do seu habitual contexto educativo, para além de promover um espaço de convívio e interacção social entre os participantes nesta iniciativa contribuindo para a sua formação cívica e pessoal.


In site "CMMV"