20 de outubro de 2011

Pereira celebrou 20 anos de reelevação a Vila

O Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, foi o local escolhido para a sessão solene de aniversário de reelevação a Vila. No dia 16 de Outubro, o momento foi escolhido também para homenagear o executivo que, à época, empreendeu o processo.


As inaugurações das obras de melhoramento do jardim Dr. João Maria Magalhães Mexia e das bancadas amovíveis de apoio ao espaço cultural do Celeiro dos Duques de Aveiro foram outros dos momentos altos que marcaram a efeméride.

Abordando as temáticas da saúde, apoio social,educação, acessibilidades, deporto e a Reforma da Administração Local, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira começou por referir que “vivemos tempos difíceis e os desafios colocados para o futuro são enormes e mais exigentes”.

Com “a explosão demográfica sentida na freguesia”, José Rasteiro, lembrou, a título de exemplos, a necessidade de uma unidade saúde familiar, a carências ao nível da oferta desportiva, bem como saudou o trabalho desenvolvido pelo tecido associativo e social da freguesia, sendo “uma referência a nível nacional”, e aludiu às dificuldadessentidas com as acessibilidades, nomeadamente, com a Ponte do Paço e as ligações a Figueiró e à sede do concelho.

Por sua vez, o presidente da Assembleia de Freguesia, Álvaro Caetano, referiu os apoios prestados às associações da freguesia, “o trabalho que tem estado em curso para tornar a Vila num local ainda mais aprazível e onde dê gosto viver”, e classificou de “incompreensível para o séc. XXI” o estrangulamento provocado pela Ponte do Paço, justificando a situação “com a falta de vontade política para a resolução do problema”.

Na ocasião e referindo o empenho do presidente da Câmara Municipal de Coimbra na resolução do problema no decorrer do próximo ano, o presidente da Câmara Municipal, Luís Leal, referiu que “vai entregar na Câmara de Coimbra o projecto que o município montemorense desenvolveu para aquele local e que poderá/deverá agora ser refeito e ajustado”.

Com palavras de incentivo e estímulo, o autarca montemorense salientou que “o desafio passa por uma maturidade cívica forte”, e deu conta de alguns projectos que estão em curso para freguesia – nas áreas da requalificação urbana e desportiva.

Contudo, Luís Leal assinalou a necessidade de haver “um jardim-de-infância de base, uma vez que o que está na EBI de Pereira está próximo da saturação”.

Quanto à Reforma da Administração Local, o autarca montemorense entende que esta “é útil e necessária”, mas “tem que haver um consenso para ser debatida nos próximos meses e só deveria ser feita depois da reforma da Lei Eleitoral e do sistema empresarial da Administração Local”.

“Este é um ataque sem precedentes que está a ser feito”, porque “se o contributo para o problema nacional é de 3%, onde estão os outros 97%?”.

Na resposta às inquietações do presidente da Junta de Freguesia de Pereirasobre o futuro da freguesia, Luís Leal, sublinhou que “o processo ainda está numa fase inicial” e que “ao fim de 10 anos, não vai ser este presidente de Câmara a aceitar e a acatar indiferentemente a fusão ou extinção de algumas das suas freguesias, e Pereira é um desses exemplos.”

Traçando o retrato da freguesia em 1991, José Marques, recordou que “tal como agora, também haviam dificuldades financeiras” e “faltavam infra-estruturas” e “serviços”.

Todavia, o antigo presidente de junta, sustentou que “rodeámo-nos de amigos” e, “com alguma visão estratégica”, “fomos bem sucedidos e traçámos um novo rumo para a nossa terra”.

“Conseguimos recuperar um título que tínhamos perdido em 1853”, por isso, e lembrando o trabalho que foi feito, concluiu referindo que “continuo orgulhoso de ter nascido nesta terra. Sou um homem feliz!”.

Recorde-se que as comemorações o 20º aniversário da reelevação de Pereira a Vila começaram no dia 15 de Outubro com a abertura oficial da Feira de Artesanato e Doçaria Conventual, no Pavilhão Gimnodesportivo.

Ao longo dos dois dias de festa, a tradicional Feira das Comedeiras, a mostra de doçaria conventual e regional, e a animação cultural e musical foram outros dos motivos para visitar a freguesia de Pereira.


In site "CMMV"