No passado dia 16.09.2011, a AMUQSL deslocou-se à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (CMMV) para uma reunião previamente agendada e onde estiveram presentes O Eng.º Abel Girão, a Eng.ª Isabel Quinteiro e a Dr.ª Graça Pinto em representação da CMMV .
A reunião iniciou-se com as apresentação dos presentes como representantes da AMUQSL, da AMUQSL enquanto associação de moradores e dos Srs. Vereadores, seguindo-se as questões e dúvidas relativamente a assuntos que preocupam os moradores. Fica o resumo desse encontro.
Espaços Verdes
Tal como já tínhamos sido informados pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, José Rasteiro, a manutenção desses espaços é feita no âmbito de um contrato com uma empresa, válido por um ano, com mais 2 de opção. Referimos que apesar da retoma da manutenção, gostaríamos que a mesma fosse feita com mais brio e alertámos para zonas que não são "aparadas".
Lotes 32, 33 e 34
Abordámos a necessária reconstrução dos passeios dos lotes referidos, que permanecem por refazer desde que ali se verificaram os deslizamentos. Fomos informados de que os tijolos serão mudados de sítio para que a relva possa ser aparada normalmente. Os passeios e a via publica ainda não foram rececionados pela autarquia.
Abate de Árvores
Sobre as árvores abatidas na rua da pastelaria São Luiz, como já sabíamos, o corte foi pedido por um dos condomínios dessa rua, por estarem a prejudicar os edifícios e as suas estruturas. Foi-nos explicado que nos pés restantes será aplicado um produto que fará apodrecer as raízes. Após esse apodrecimento serão plantadas novas árvores. Pelas mesmas razões ou por razões de segurança/proteção civil, se as árvores ameaçarem as pessoas ou bens materiais, poderá haver novos cortes.
Parques infantis
Referimos a necessidade de verificação e manutenção dos parques infantis bem como a sua pequena dimensão e falta de equipamentos deixando o desejo de os ver melhorados mas sobretudo em condições de segurança.
Dejectos Animais
Quantos aos dejectos dos animais, foi-nos comunicado que a CMMV não possui nenhum tipo de equipamento que possa instalar nem alguma vez instalou em parte alguma e que numa primeira fase, sugerem ações de sensibilização e a queixa sempre que se identificarem os prevaricadores. A AMUQSL fará ações de sensibilização.
Limpeza dos lotes por construir e Stands de Vendas
Quanto aos lotes por construir, a CMMV fará nova verificação e notificação aos proprietários. O mesmo será feito relativamente aos stands de vendas, verificando as licenças de utilização de espaço publico. Se as licenças estiverem válidas, mesmo os contentores não usados, estarão em conformidade.
Toponímia
A toponímia da urbanização também foi abordada. Manifestámos o desejo da AMUQSL fazer parte da Comissão Municipal de Toponímia para participarmos na nomeação das nossas ruas.
Sede da AMUQSL
Naturalmente, solicitámos um espaço que nos possa servir de sede, pedido que também já endereçámos à Junta de Freguesia de Pereira. Os espaços geridos pela CMMV em Pereira são poucos e estão em utilização ou protocolados. Os vereadores presentes referiram ser uma “pena” que neste tipo de grandes empreendimentos não sejam considerados ou fiquem por fazer edifícios de apoio comunitário. Sobre esse assunto referimos que na urbanização havia espaço para construção de um edifício polivalente de utilização publica ...
Apoios ao Associativismo
Continuámos, referindo a intenção de nos candidatarmos aos apoios para o Associativismo, tendo sido remetidos para a vereadora responsável. A candidatura a elaborar será para os apoios de 2012.
Por fim, acordámos haver total disponibilidade das duas partes para reunir sempre que tal se justifique.
A AMUQSL agradece à CMMV e aos presentes, as duas horas de audiência e destacamos não só a colaboração e profissionalismo dos Srs. Vereadores mas também a simpatia das suas pessoas.
in site "AMUQSL" em 26 de Setembro de 2011