2 de setembro de 2011

Aproveitamento de águas - Água residual tratada


A rega pode ser realizada utilizando água residual tratada.

Esta medida apresenta como vantagens a redução do consumo de água e a diminuição do volume de efluentes tratados a lançar no meio receptor. Estamos a falar de uma redução que pode atingir os 100% se a disponibilidade de água residual tratada for suficiente.

Outra vantagem de utilizar água residual é o aumento da fertilidade do solo e da sua correcção orgânica. Utilizando água depurada de origem doméstica não se corre o risco de contaminar o solo com metais pesados (cádmio, chumbo, cobre, mercúrio, níquel e zinco) ou outros químicos indesejáveis.

Para que a reutilização da água seja possível, será necessário separar as condutas de descarga das águas cinzentas e negras e de seguida instalar o sistema de tratamento e desinfecção da água.

Na verdade, a água cinzenta pode ser directamente desviada dos ralos do chuveiro e do lavatório para ser reutilizada somente no autoclismo. No entanto, sem tratamento prévio esta não pode ser armazenada mais de duas horas antes de ser reutilizada. Assim, é mais indicado optar por um sistema com tratamento.




Esquema de utilização de água cinzenta (Fonte: http://www.greenhouse.gov.au)


O tratamento das águas residuais pode ser realizado através de ETARs compactas, que asseguram a obtenção de água de acordo com a norma NP4434 (2005). Por sua vez, esta norma estabelece os requisitos de qualidade das águas residuais urbanas a serem utilizadas como água de rega.

Outra forma de tratamento de águas residuais domésticas é a utilização de fossas biológicas.

Para reduzir o nível de tratamento podem ser aplicadas as seguintes medidas:

- Minimizar o uso de produtos químicos de limpeza como desinfectantes para a sanita com corantes. Usar, sempre que possível, produtos de limpeza naturais.

- Não escoar os químicos que utiliza em casa no lava-loiça ou na sanita. 

- Usar um ralo no lava-loiça para evitar que restos de comida ou outros resíduos sólidos acabem nas águas residuais.

- Colocar um filtro na saída das águas residuais da máquina de lavar roupa e ir substituindo conforme necessário. Um pedaço de uma meia de nylon é geralmente suficiente.


in site "ECOCASA"