30 de abril de 2012

Euribor a seis meses abaixo de 1%

A taxa mais usada no crédito à habitação recuou para mínimos de Junho de 2010.


As taxas de juro Euribor mantiveram hoje a trajectória de descida que se regista desde o final do ano passado. A taxa a seis meses, que em Portugal serve de principal indexante ao crédito à habitação, fixou-se nos 0,998%. Este taxa encontra-se abaixo de 1% pela primeira vez desde Junho de 2010.

A Euribor a três meses, principal indexante nos empréstimos às empresas, caiu para 0,708%. A taxa a 12 meses também voltou a descer, para 1,311%.

A queda das taxas nos últimos meses está relacionada com as operações extraordinárias de cedência de liquidez do Banco Central Europeu (BCE), que injetaram um bilião (um milhão de milhões) de euros na banca europeia. Os mercados têm também a expectativa de que as taxas de juro diretoras do BCE, que se encontram em mínimos históricos, continuem baixas nos próximos meses.

Os membros do conselho do BCE irão reunir-se esta quinta-feira para mais uma reunião mensal de política monetária da instituição, e não se aguardam decisões relativas à subida da taxa de juro de referência.

In site "Económico"