Parabéns ao Grupo Folclórico da Vila de Pereira!
Decorria o ano de 1966 e no dia 11 de Abril, Álvaro Pereira Medina, Arlindo Ferreira de Almeida, José Ferreira Torres, Padre Francisco de Almeida e Raúl Simões Pereira, dando seguimento ao desejo de muitos Pereirenses, fundam o Grupo Folclórico da Vila de Pereira.
Nascido no Celeiro dos Duques de Aveiro em Pereira, na altura sede do Grupo Musical de Instrução e Recreio, faz hoje parte da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira, devido á fusão de coletividades.
Com muito esforço, carinho e dedicação de todos, desde diretores a componentes, foi este Grupo subindo degrau a degrau a escada da etnografia e folclore, sendo hoje o maior ex-libris da Vila de Pereira.
Todas as suas modas e modinhas, assim como os cantares, foram recolhidos na freguesia de Pereira.
É um dos maiores baluartes do Baixo Mondego, do concelho de Montemor-o-Velho e do Distrito de Coimbra.
Teve a sua primeira atuação na Fábrica da Cerveja em Coimbra, seguindo-se outras de grande relevo, na época, nomeadamente em Coimbra nas Festas da Rainha Santa e em Évora nas Festas de S. João.
Foi e é considerado “Museu ambulante do traje”.
Os seus trajes, ricos e variados, abrangem os vários aspetos da vida local na segunda metade do séc. XIX.
Destes salientam-se os trajes de: camponesa rica, romaria, ir á feira, noivos, pastor, barqueiro, vendedeira de queijadas e da chamada tricana dos arrabaldes de Coimbra.
Atuou diversas vezes na Televisão, RTP, SIC e TVI.
O Grupo Folclórico da Vila de Pereira, um dos mais antigos da região do Baixo Mondego, prestigia as suas gentes e as suas tradições sendo membro efetivo da Federação do Folclore Português, da qual é fundador, AFERM, LACAM e INATEL.
Tem diversos discos de vinil e cassetes gravados.
Esteve por diversas vezes no estrangeiro, nomeadamente na Grécia e Espanha.
Organiza anualmente a Festa da Queijada de Pereira, por altura das comemorações do seu aniversário, sendo a deste ano nos próximos dias 13, 14 e 15 de Abril.
Orgulha-se de ser o maior divulgador e dinamizador da Queijada de Pereira.
Organiza anualmente além da Festa da Queijada de Pereira, o Cantar de Janeiras, o Zurracar, o Amentar das Almas, a Feira Antiga e o Festival de Folclore da Vila de Pereira. Foi este Grupo que também iniciou e organizou durante muitos anos as Festas da Vila.