4 de janeiro de 2011

Humidade na construção.

Numa casa nova, alguns dos materiais usados contêm alguma humidade, pelo que será conveniente aguardar no mínimo 1 ano até que realize obras na mesma. Aconselhamos que deixe o estuque a descoberto durante este tempo, evitando pintá-lo ou cobri-lo com papel de parede.

Quando existe bastante humidade, onde se formem bolores, aconselha-se o uso de aparelhos desumidificadores, muito eficazes neste tipo de situação. Em locais pequenos, como armários, roupeiros, ou pequenas divisões, o uso de absorventes de humidade (reservatórios com cristais de cloreto de cálcio, que absorvem a humidade).

Humidades em caves, arrecadações ou garagens:

A humidade pode apresentar-se sob a forma de paredes molhadas, podendo originar manchas de salitre. As causas poderão ser várias, como fissuras ou corrosão das armações do betão, ou ainda a pressão da água ser excessiva para a resistência das paredes.
Para solucionar este problema poderá escavar o solo, junto à parede com problemas, até ao nível das fundações. Coloque um resguardo estanque na parede, com argamassa betuminosa, por exemplo.

Se o lençol de água for acima da superfície da parte inferior da parede e tiver acesso à parede exterior, é conveniente colocar tubos para drenar a água, ligados à rede de esgotos.

Se não for possível o tratamento pelo exterior (o tipo de tratamento mais eficaz) poderá instalar um reboco impermeável. Limpe convenientemente a parede, com água e amoníaco, por exemplo. Retire todas as zonas soltas da parede, com uma espátula ou escova. De modo a se tornar mais aderente, pulverize a parede com água e aplique argamassa anti-humidade, ou hidrófuga. Primeiramente comece pelas juntas, fendas e fissuras. Após ter secado esta primeira aplicação, passe outra camada, até ficar com uma altura de mais ou menos 1 centímetro.