6 de novembro de 2012

Calcule quanto vale a sua casa e se vale a pena arrendar

Investir em casas para arrendar pode não ser um negócio tão rentável quanto poderia supor-se. A Deco fez as contas e concluiu que para quem está sujeito a uma taxa média de IRS de 24,5%, a rentabilidade de uma casa localizada nas principais zonas residenciais das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto varia entre os 2,4% e os 4,5%.


Os riscos de incumprimento, os custos associados a uma casa e o preço desta são os fatores que, segundo a Proteste Investe, da Deco, devem ser tidos em conta antes de se avançar para a compra de imóveis com a finalidade de os arrendar. Todos juntos contribuem hoje para que a rentabilidade anual líquida deste negócio seja “muito baixa”.

Calcule aqui quanto pode render a sua casa, se a alugar

Assumindo uma taxa de tributação em sede de IRS de 24,5% (próxima, por isso, da taxa liberatória de 25% que o Governo equaciona criar para as rendas), a rentabilidade de uma casa arrendada vai no máximo aos 4,5%, se a casa estiver localizada nas principais zonas residenciais de Lisboa e do Porto. Mas se o conjunto dos rendimentos do senhorio o colocar na fasquia dos 49% de taxa de IRS, a rentabilidade variará então entre 1,3% e 2,5%.

Além da sujeição das rendas ao IRS, os investidores devem ainda preocupar-se com a tendência do preços dos imóveis, antes de avançar para um investimento desta natureza. Porque, alerta a Deco, apesar de se tratarem de aplicações a longo prazo, o resultado do investidor é sempre a soma das rendas com a mais ou menos-valia na altura da alienação. A informação compilada pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o evolução da avaliação que os bancos fazem às casas deve, assim, ser tida em conta antes de uma aquisição.


In site "Dinheiro Vivo"