29 de outubro de 2012

Euribor renovam mínimos históricos

As taxas interbancárias mantêm a tendência de descida nas principais maturidades. A Euribor a seis meses renova mínimos históricos pela quinta sessão consecutiva, tocando valores nunca antes vistos.


A Euribor a seis meses segue em queda pela quinta sessão consecutiva e mantendo uma tendência a que se assiste desde o final de 2011. O indexante mais utilizado no crédito à habitação em Portugal desceu 0,2 pontos base para 0,394%. As famílias que detêm este tipo de crédito junto dos bancos vêem assim os encargos mensais com os mesmos diminuírem. Descem, por outro lado, as remunerações dos depósitos bancários.


Na maturidade de três meses a taxa Euribor recuou 0,3 pontos base para 0,196%. As maturidades mais longas acompanham a tendência com a taxa interbancária a nove meses a ceder 0,3 pontos base para 0,512% e a mesma taxa a 12 meses a descer 0,3 pontos base para 0,624%.

Para o prazo de um mês a taxa Euribor mantém-se inalterada nos 0,110% pela sétima sessão consecutiva.

A política monetária do BCE tem vindo a pressionar, desde o final de 2011 as taxas interbancárias. As Euribor são as taxas a que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro a outro banco dentro da Zona Euro. Ao cortar progressivamente o preço do dinheiro para os actuais 0,75% a autoridade monetária tem contribuído para esta tendência de descida. Isto porque estes indexantes tendem a seguir o comportamento do preço do dinheiro.

As injecções de liquidez no mercado que o BCE efectuou, através de financiamentos ilimitados a baixo custo e de longo prazo, aliviaram a pressão sobre a banca e contribuíram para esta tendência.

Outro factor que tem pressionado as taxas interbancárias foi a descida para -0,25% da taxa de depósitos paga pelo BCE. Isto significa que os bancos que depositarem dinheiro em Frankfurt terão de pagar uma taxa de juro para o fazer. Esta medida surge como forma de dinamizar o mercado financeiro, tentando incentivar as entidades financeiras a depositarem o dinheiro noutras instituições, sendo esta uma forma de financiamento dos bancos.