Benefícios do produto
Em tempos difíceis a Protecção ao Crédito alivia a carga e assegura que haja menos uma coisa com que se preocupar. Os compromissos financeiros podem continuar a ser respeitados e a estabilidade financeira pode ser mantida quando é mais necessária.
A Protecção ao Crédito permite ao cliente manter os pagamentos ou amortizações do custo de bens que foram adquiridos mediante um empréstimo ou acordo financeiro. Permite também ao cliente continuar a usufruir dos produtos ou serviços que são vitais para a continuação do seu bem-estar.
Em períodos de dificuldade os benefícios menos tangíveis da Protecção ao Crédito manifestam-se por si próprios – tranquilidade, paz de espírito, segurança e estabilidade em relação aos compromissos financeiros.
Ao continuar a fazer os pagamentos perante acontecimentos tais como doença, acidente ou desemprego, o cliente fica protegido contra acções legais e listas negras de créditos. A Protecção ao Crédito é uma salvaguarda para o futuro pois mantém o potencial do cliente para contrair novos empréstimos.
Características do produto
A Protecção ao Crédito funciona em simultâneo com os benefícios da segurança social pelo que complementa a sua acção na manutenção do bem estar das famílias.
A Protecção ao Crédito é um produto que está genuinamente disponível para todos os consumidores pois são poucos os critérios de elegibilidade envolvidos apesar do cliente ter de ser residente em Portugal. De maneira geral, desde que o cliente tenha sido aprovado para contrair um empréstimo ou beneficiar de um serviço, isso significa que também está qualificado para a Protecção ao Crédito. É também fácil de concretizar pois não tem questões complicadas de seguros a responder e as regras são idênticas para todos os proponentes.
O preço final que o cliente paga depende de diversos aspectos. Como cada produto de Protecção ao Crédito é único para cada financiador ou fornecedor de serviços, não existe uma situação única. Contudo, em cada situação específica, o preço é idêntico para todos os clientes independentemente da idade, sexo, ocupação ou outro factor.
A ideia base deste produto de seguro é assegurar o cumprimento do serviço da dívida por parte do tomador de um financiamento em caso de situações imprevisíveis que afectem o seu nível de rendimentos.Ao contrário de muitos produtos de seguros, a Protecção ao Crédito é um produto muito simples de compreender. Existem 3 elementos chave nos produtos de Protecção ao Crédito:
1. A Protecção ao Crédito reduz o número de maus pagadores e o montante de crédito mal parado e tranquiliza os tomadores de crédito quanto à dificuldade de pagamento em momentos de problemas imprevisíveis, minimizando assim, as incertezas na decisão sobre o recurso ao crédito.
Os acontecimentos cobertos incluem:
Morte
Invalidez Absoluta e Definitiva
Desemprego Involuntário
Incapacidade Temporária Absoluta para o Trabalho por:
Doença
Acidente
Hospitalização
2. As áreas em que a Protecção ao Crédito pode ser aplicada.
A flexibilidade dos produtos que exploramos com os nossos Clientes estão associados às mais diversas modalidades de crédito. Isto significa que a Protecção ao Crédito pode suportar qualquer contrato de empréstimo, crédito ou acordo financeiro. Isto inclui:
Crédito à habitação
Crédito pessoal
Crédito automóvel
Cartões de crédito e débito
Domiciliação de pagamentos
Crédito permanente
Cartões de lojas
Contratos de leasing
Contratos de vendas a prestações
Rendas
Contas ordenado
3. Caso ocorra um acontecimento imprevisto:
Dependendo do tipo de produto financeiro ou compromisso, aplica-se uma ou mais das alíneas seguintes:
Reembolso do saldo em dívida
Reembolso feito na totalidade
Reembolso feito parcialmente
Reembolso feito por um período limitado ou especificado
A Protecção ao Crédito tem como característica importante o facto de, em caso de incumprimento do pagamento resultante de sinistros ocasionados por qualquer dos riscos garantidos, a Seguradora nunca reclamar o bem financiado, permitindo sempre o seu usufruto, nem solicitar posteriormente qualquer reembolso das verbas despendidas.O tomador do crédito vê, por este meio, liquidada a prestação sendo o beneficiário a entidade que concedeu o crédito. Os serviços de apoio ao cliente para os tomadores de crédito estão disponíveis através de linhas telefónicas directas.