Se está a pensar vender a sua casa, há quatro truques que não deve esquecer:
1. Faça uma prospecção de mercado imobiliário para saber quanto vale a sua casa, antes de fixar o preço. O Instituto Nacional de Estatística disponibiliza todos os trimestres os resultados do Inquérito à Habitação Bancária por zonas e por tipologias de casa. Além disso, também pode consultar os preços que estão a ser pedidos por outras casas perto da sua através de uma imobiliária no local onde vive.
2. É muito importante que mantenha a casa arrumada e limpa para receber a visita de um potencial comprador. Existem pequenos detalhes que ajudam a valorizar a sua casa quando a coloca à venda, como pequenas pinturas, remover a alcatifa ou obras na casa de banho e na cozinha. O dinheiro que gasta ao remodelar a casa pode ser compensado pelo preço de venda do imóvel, mas faça primeiro um orçamento e verifique se efectivamente compensa investir.
3. Nesta altura, o mercado imobiliário está em baixa, devido ao aumento dos spreads, difícil acesso crédito e subida das taxas de juro. Portanto, seja prudente ao fixar o preço de venda. Como existe muita oferta, se colocar um valor muito alto corre o risco de inibir possíveis compradores.
4. Não compre outro imóvel sem primeiro vender o que tem. Corre o risco de não conseguir vender a sua casa tão rápido quanto deseja e ver-se forçado a vendê-la por um preço inferior ao valor comercial da mesma.