COMUNICADO
Qualquer Português, que se preze de o ser, sabe que o País necessita de uma reorganização administrativa, designadamente ao nível autárquico, com extinção de freguesias e de concelhos. E o PS, conscientemente, assumiu com a Troika o compromisso que essa reorganização seria realizada e não o fez só por meras questões economicistas.
A maioria PSD/CDS-PP, entretanto poder central, entendeu tudo mal: partiu desse compromisso e, a talhe de foice, elaborou um documento a que chamou “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, feito à pressa, num qualquer gabinete de Lisboa, com meia dúzia de medidas de régua e esquadro, a aplicar, indiscriminadamente, em todo o País, com o mais perfeito desconhecimento do território, da sua história, das suas gentes e com base em números completamente desactualizados.
Provavelmente chamou o Documento de “Verde”, porque ele é mesmo isso: revela uma gritante falta de maturidade… é mesmo… verde! Assim, o “Documento Verde” é um conjunto de medidas simplistas, meramente assentes em critérios de população e de distância da freguesia à sede do município.
Por essas medidas e face ao documento posto em discussão e que este Governo quer materializado no terreno até ao final de 2012, PEREIRA é uma freguesia a extinguir, por ter menos de 5.000 habitantes e distar menos de 10 Km, em linha recta, da sede do município!!!!!!!
Contudo, é bom que se tenha noção que Pereira foi a freguesia do concelho que mais cresceu na última década (cerca de 46% em termos populacionais), tendo melhorado bastante em oferta de equipamentos e infra-estruturas, muito por obra dos agentes locais e por mérito dos Pereirenses. Mas espante-se: é devido ao desenvolvimento de que beneficiou que Pereira é hoje classificada como AMU (área maioritariamente urbana) e, simultaneamente, é por força do seu desenvolvimento que é… EXTINTA!
O PS é completamente contra este modelo de reorganização administrativa, que não é jamais o que o PS preconizou e, muito menos, é o que esta DIGNA Freguesia de Pereira merece! Pereira, aliás, que tem foral real desde o século XIII e que, ainda há poucos dias, celebrou o 20.º aniversário da sua reelevação a Vila.
E agora?
Sabemos apenas que estas maiorias PSD/CDS-PP locais (da freguesia e do concelho) tudo têm feito para esconder a situação, tudo têm feito para a ocultar do debate público, que se impõe e que se exige, dizendo, aqui e ali, em pequenas conversas, sem se comprometer muito, que não vai ser bem assim. Percebemos o melindre…
Mas, então, se não vai ser assim, que garantias REAIS dão aos Pereirenses?
Que documento “verde” secreto conhecem que o resto do País, afinal, desconhece? Porque o País REAL só conhece uma VERDADE: a que está em cima da mesa, a que está em discussão… e que, localmente, estes dirigentes PSD/CDS-PP parecem desconhecer…
Que estão, então, a fazer para que não seja assim?
Todavia, temos uma informação a dar: não é com jogadas de bastidores que se ganham jogos! Por isso, o PS de Pereira EXIGE toda a verdade acerca deste assunto.
EXIGE e desafia o Sr. Presidente da Câmara Municipal a contar aos Pereirenses se efectivamente anda a fazer algo acerca deste assunto. É que os Pereirenses não são “traidores”, não trabalham nas costas dos outros e entendem que é olhos nos olhos que se assume uma luta em defesa dos interesses e valores locais!
É que não é a primeira vez que vemos este Presidente de Câmara a desculpar-se, quando algo corre mal, com os outros… nem é, muito menos, a primeira vez que o vemos a querer capitalizar no esforço local: aliás, temos como exemplo a posição que agora, milagrosamente, assumiu sobre a Ponte do Paço. Depois de, conforme é seu apanágio, culpar o vizinho da Câmara de Coimbra pela situação, a verdade é que, quando a população de Pereira ameaçou manifestar-se e começou a trazer este assunto para a ordem do dia, veio agora a correr dizer que vai chamar o Presidente da Câmara de Coimbra ao local para o levar a assumir uma posição! Então, porque não o fez durante os dez longos anos em que já é poder? Acordou agora para a nossa dura realidade, para a nossa tortura diária, depois de anos e anos a escamotear as exigências dos autarcas locais, dos vereadores locais?
Não, não e não! O PS de PEREIRA não vai alinhar neste jogo quando está em causa a própria Freguesia!!! Desta vez… NÃO! Aguardamos e EXIGIMOS, uma resposta e um compromisso CLARO e inequívoco das maiorias locais PSD/CDS-PP!
Pereira, 28 de Outubro de 2011
in blog "MONTEMAIOR"