A tendência para a descida das taxas Euribor tem-se verificado, desde que o novo presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi, surpreendeu os mercados ao anunciar a redução da taxa de referência do BCE em 25 pontos base para 1,5 por cento, a primeira descida dos juros na zona euro nos últimos 30 meses.
Segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos, a taxa a três meses, a principal referência em Portugal para o crédito às empresas, caiu por seu turno, 0,012 pontos percentuais para os 1,476 por cento.
No prazo dos doze meses, a Euribor recuou 0,005 pontos percentuais, para 2,039 por cento, enquanto a nove meses baixou também 0,005 pontos percentuais para 1,871 por cento.
As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.
Os analistas prevêem que as Euribor continuem a cair, pois esperam que a taxa diretora do BCE volte a baixar até ao final de dezembro deste ano, por forma a estimular o crescimento da economia europeia que tem vindo a abrandar.
in site "SICNOTÍCIAS"