8 de abril de 2011

Esteja protegido dos seus animais

As empresas seguradoras disponibilizam agora seguros para animais domésticos. Para decidir se precisa deste tipo de seguros, tem de pensar no tipo de vida que tem o seu animal de estimação, se é muito irrequieto e tende a mexer no que não deve e, por outro lado, qual o valor sentimental que tem o animal.

O seguro para animais domésticos foi criado a pensar na protecção dos seus cães ou gatos em caso de doença ou de acidentes inesperados. O seguro serve também para o proteger e acautelar as suas finanças em caso de despesas imprevistas com móveis destruídos ou outro tipo de estragos em sua casa causados pelo seu animal, bem como de estragos em propriedade alheia ou ferimentos causados a outras  pessoas.

Vantagens:

  • Assistência veterinária e despesas com medicação (reembolso das despesas médicas com veterinários e medicação e intervenções cirúrgicas em caso de doença ou acidente);
  • Responsabilidade civil com garantia de indemnização até 50 mil euros (não só a pensar nos animais perigosos, mas em todos os cães e gatos em geral, que numa simples brincadeira poderão causar-lhe danos a si ou a terceiros);
  • Defesa jurídica em caso de processos judiciais;
  • Guarda do animal seguro em canil ou gatil e ainda em caso de hospitalização mediante receita do médico veterinário;
  • Localização do animal perdido (accionamento de meios relacionados com a publicação de anúncios divulgando imagens do animal desaparecido e contactos dos donos e ligação com entidades ligadas à protecção dos animais).


Como aceder:

Hoje em dia, quase todas as seguradoras e também algumas entidades bancárias comercializam este tipo de seguros de responsabilidade civil para animais domésticos. Não se esqueça que o seguro de responsabilidade civil para cães perigosos ou potencialmente perigosos é obrigatório nos termos do Decreto-Lei 312/2003 de 17 de Dezembro.


Quanto custa:

Entre 40 a 70 euros por ano para cães perigosos e 21 a 40 euros para os restantes.
Existem seguradoras que só disponibilizam seguros para cães, mas existem outras companhias que oferecem as mesmas condições tanto para gatos como para cães. O que poderá variar nas coberturas e no prémio do seguro são o facto do animal ser considerado potencialmente perigoso, ser usado para caça e extensão do território.


In site "Saldo Positivo"