30 de abril de 2012

ADCRP - Campeões Distritais Inatel - 2012

O blog uqsl-arquitectura.com felicita a ADCRP e toda a sua equipa pelo recente título alcançado. Parabéns!

Aqui fica a notícia publicada no Diário de Coimbra de dia 30 de Abril de 2012.





Euribor a seis meses abaixo de 1%

A taxa mais usada no crédito à habitação recuou para mínimos de Junho de 2010.


As taxas de juro Euribor mantiveram hoje a trajectória de descida que se regista desde o final do ano passado. A taxa a seis meses, que em Portugal serve de principal indexante ao crédito à habitação, fixou-se nos 0,998%. Este taxa encontra-se abaixo de 1% pela primeira vez desde Junho de 2010.

A Euribor a três meses, principal indexante nos empréstimos às empresas, caiu para 0,708%. A taxa a 12 meses também voltou a descer, para 1,311%.

A queda das taxas nos últimos meses está relacionada com as operações extraordinárias de cedência de liquidez do Banco Central Europeu (BCE), que injetaram um bilião (um milhão de milhões) de euros na banca europeia. Os mercados têm também a expectativa de que as taxas de juro diretoras do BCE, que se encontram em mínimos históricos, continuem baixas nos próximos meses.

Os membros do conselho do BCE irão reunir-se esta quinta-feira para mais uma reunião mensal de política monetária da instituição, e não se aguardam decisões relativas à subida da taxa de juro de referência.

In site "Económico"



20 de abril de 2012

Queijadinha afirma-se como marca

Foi hoje dia 20 de Abril de 2012 publicado no suplemento especial do Diário de Coimbra um artigo interessante e que mais uma vez reforça a afirmação da Queijadinha e da queijada de Pereira no mercado da doçaria conventual em Portugal. 


Parabéns ao Diário de Coimbra pelo excelente artigo e parabéns à Queijadinha pela representação da Vila de Pereira.








13 de abril de 2012

Festa da Queijada de Pereira - Um pouco de história

Está oficialmente aberta a Festa da Queijada de Pereira. 

Durante os próximos 3 dias o Grupo Folclórico da Vila de Pereira organiza mais uma Festa da Queijada de Pereira. 

Há vários anos a esta parte que o Grupo Folclórico organiza este certame. 

Sempre com o mesmo entusiasmo e a mesma dedicação por esta altura do ano e aproveitando as comemorações do seu aniversário, este baluarte, desta Vila no Baixo Mondego plantada, dá a conhecer a todos como são confecionadas as famosas Queijadas de Pereira, símbolo máximo da gastronomia da freguesia. 

O Real Colégio das Ursulinas de Pereira, fundado nesta Vila em 1748, foi o ponto de partida para a produção destes deliciosos doces.
Contudo, já na Segunda Carta de Foral concedida por D. Manuel em 1523, há a referência ás Queijadas de Pereira. As origens das queijadas perdem-se no tempo. Já em 1513, quando o rei D. Manuel deu o foral à Vila de Pereira, referiu neste documento a existência delas como um dos elementos famosos da gastronomia portuguesa da altura, e um petisco que agradava ao seu paladar real
Também por esta época, as Queijadas de Pereira terão sido pintadas por Josefa d´Óbidos, famosa pintora portuguesa. Mas é sem dúvida, com as freiras da Ordem de São Francisco, que a produção das queijadas atinge o seu auge e a “doçaria foi apurada” e tornada conhecida.

Além de se dedicarem ao próximo, na prática do bem e da caridade, estas freiras tinham a seu cuidado, pela qualidade do ensino ministrado, a educação de raparigas de importantes famílias de Coimbra. As suas educandas tiveram assim a ventura de tomarem conhecimento de tão invejadas receitas. Entre essas educandas, salienta-se o nome de uma nobre senhora, Srª Maria de Encarnação Couceiro Ferreira, que ao dedicar-se exclusivamente ao fabrico de doces, permitiu a transmissão para as gerações seguintes do fabrico destes doces. 

Depois esta doçaria foi fabricada em casa da D. Maria de Melo Castelão Teixeira e de seu irmão Sr. Alfredo Teixeira bem como na casa da D. Beatriz Leite. 

Foram nestas casas, principalmente na da D. Maria de Melo, que muitas das atuais fabricantes trabalharam e aprenderam a confecionar tão gostoso doce. 

Hoje as Queijadas de Pereira fazem parte da economia desta terra sendo vendidas e comercializadas em todo o País, fruto de todo o trabalho de divulgação, feito pelo Grupo Folclórico da Vila de Pereira, com a organização da Festa da Queijada todos os anos, com a participação em festivais de gastronomia e colóquios por todo o País e ainda nas suas atuações por todo o Portugal e Estrangeiro onde uma mulher envergando o traje de vendedeira de queijadas apregoa as mesmas como antigamente “ Quem merca as Queijadas de Pereira, Papos de Anjo e Barrigas de Freira”. Tem sido assim ao longo de todos estes anos. 

Parabéns ao Grupo Folclórico da Vila de Pereira, pelo empenho e pela forma como divulga este ex-libris da nossa terra. 

Na Festa da Queijada deste ano, não queremos deixar passar o evento sem prestarmos uma justa homenagem á Armanda Silva, por todo o seu carinho e toda a sua dedicação, que sempre teve para com esta Festa e para com a Queijada de Pereira. Que descanses em Paz Armanda.



11 de abril de 2012

Grupo Folclórico da Vila de Pareira - 46º Aniversário

Parabéns ao Grupo Folclórico da Vila de Pereira!


Decorria o ano de 1966 e no dia 11 de Abril, Álvaro Pereira Medina, Arlindo Ferreira de Almeida, José Ferreira Torres, Padre Francisco de Almeida e Raúl Simões Pereira, dando seguimento ao desejo de muitos Pereirenses, fundam o Grupo Folclórico da Vila de Pereira.

Nascido no Celeiro dos Duques de Aveiro em Pereira, na altura sede do Grupo Musical de Instrução e Recreio, faz hoje parte da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira, devido á fusão de coletividades.

Com muito esforço, carinho e dedicação de todos, desde diretores a componentes, foi este Grupo subindo degrau a degrau a escada da  etnografia e folclore, sendo hoje o maior ex-libris da Vila de Pereira.

Todas as suas modas e modinhas, assim como os cantares, foram recolhidos na freguesia de Pereira.

É um dos maiores baluartes do Baixo Mondego, do concelho de Montemor-o-Velho e do Distrito de Coimbra.

Teve a sua primeira atuação na Fábrica da Cerveja em Coimbra, seguindo-se outras de grande relevo, na época, nomeadamente em Coimbra nas Festas da Rainha Santa e em Évora nas Festas de S. João.

Foi e é considerado “Museu ambulante do traje”.

Os seus trajes, ricos e variados, abrangem os vários aspetos da vida local na segunda metade do séc. XIX.

Destes salientam-se os trajes de: camponesa rica, romaria, ir á feira, noivos, pastor, barqueiro, vendedeira de queijadas e da chamada tricana dos arrabaldes de Coimbra. 

Atuou diversas vezes na Televisão, RTP, SIC e TVI.

O Grupo Folclórico da Vila de Pereira, um dos mais antigos da região do Baixo Mondego, prestigia as suas gentes e as suas tradições sendo membro efetivo da Federação do Folclore Português, da qual é fundador, AFERM, LACAM e INATEL.

Tem diversos discos de vinil e cassetes gravados.

Esteve por diversas vezes no estrangeiro, nomeadamente na Grécia e Espanha.

Organiza anualmente a Festa da Queijada de Pereira, por altura das comemorações do seu aniversário, sendo a deste ano nos próximos dias 13, 14 e 15 de Abril.

Orgulha-se de ser o maior divulgador e dinamizador da Queijada de Pereira.

Organiza anualmente além da Festa da Queijada de Pereira, o Cantar de Janeiras, o Zurracar, o Amentar das Almas, a Feira Antiga e o Festival de Folclore da Vila de Pereira. Foi este Grupo que também iniciou e organizou durante muitos anos as Festas da Vila. 








1ª Fase de extinção das tarifas reguladas de eletricidade e gás natural começa a 1 de julho 2012


A liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural em Portugal é um processo em curso desde 2000, que vai entrar agora na sua fase final com a extinção gradual das tarifas reguladas para a generalidade dos consumidores.

O modelo de extinção gradual das tarifas de venda a clientes finais visa criar condições para que os comercializadores possam oferecer eletricidade e gás natural num contexto de efetiva concorrência, dinamizando a transição dos clientes para o mercado liberalizado.

A primeira fase da extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais começa a 1 de julho para os cerca de 950 mil consumidores de eletricidade com uma potência contratada igual ou acima dos 10,35 kVA e para os cerca de 146 mil consumidores de gás natural com um consumo anual superior a 500 m3 (escalões de consumo 3 e 4).

Todos os consumidores que se encontrem nestes segmentos poderão começar já a escolher um novo fornecedor de energia em mercado, embora tenha sido estabelecido um período transitório – que pode ir até ao final de 2014 – para que esta passagem se faça de forma gradual.

A 2ª fase de extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais inicia-se a 1 de janeiro de 2013 – com um período transitório que pode ir até ao final de 2015 – para os cerca de 4,7 milhões consumidores de eletricidade com potência contratada inferior a 10,35 kVA e para os cerca de 1,1 milhões de consumidores de gás natural com consumo anual até 500 m3 (escalões de consumo 1 e 2).

Durante o período transitório, os consumidores que ainda não tenham optado por um comercializador de mercado continuarão a ser abastecidos de energia pelo comercializador de último recurso com uma tarifa transitória fixada pela ERSE.

Os consumidores que escolherem um comercializador em regime de mercado não poderão voltar a ser fornecidos pelo comercializador de último recurso.

Os consumidores economicamente vulneráveis que, não querendo passar para o mercado, mantêm o direito a ser fornecidos por um comercializador de último recurso com uma tarifa regulada pela ERSE.

Estes consumidores podem igualmente mudar de comercializador, mantendo o direito de beneficiar dos descontos associados à tarifa social e ao ASECE- Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia.

O processo de mudança de comercializador é gratuito, não exige a mudança de contador, e é tratado pelo novo fornecedor de energia, não devendo esse processo ultrapassar o prazo máximo de três semanas.

Para mudar de comercializador de energia, os consumidores poderão consultar no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (www.erse.pt), a lista das empresas que estão a operar no mercado e deverão estar atentos às ofertas comerciais dos vários comercializadores.

A extinção das tarifas de venda a clientes finais significa que os preços de venda da eletricidade e de gás natural deixam de ser fixados pela ERSE, passando a ser definidos pelo mercado, no qual cada comercializador fará ofertas com preços diferenciados em regime concorrencial.

O regime de extinção das tarifas de venda a clientes finais não é aplicável aos clientes de energia elétrica dos Açores e da Madeira, pelo que as condições de fornecimento de energia elétrica na Regiões Autónomas não sofrem alterações.

Os consumidores que tenham dúvidas ou pretendam reclamar de alguma questão relativa ao contrato de fornecimento podem contactar a ERSE.

Para maior detalhe de informação consulte abaixo as perguntas frequentes e o glossário.










in site "ERSE"

5 de abril de 2012

Festa da Queijada de Pereira - Edição 2012

É já no fim de semana de 13 a 15 de Abril de 2012 que se realiza a já tradicional "Festa da Queijada de Pereira", apareçam e conheçam um dos mais célebres doces conventuais da Vila de Pereira. Aproveito ainda para dar os parabéns ao "Grupo Folclórico da Vila de Pereira" pelo seu 46º aniversário. Participe nos Workshops e divirta-se!


Montes de Cima - Pereira - Convívio anual




in "Diário de Coimbra" de 5 de Abril de 2012

4 de abril de 2012

Convívio 25 de Abril - Vila de Pereira


A Velha Guarda do CAP/ADCRP  e uma equipa de amigos da UQSL, vão conviver no Campo de Jogos de Santo Estevão em Pereira, no próximo dia 25 de Abril.

Do convívio faz parte pelas 10h 30m um jogo de futebol entre as duas equipas.

Depois pelas 13h haverá um almoço convívio entre todos os participantes, familiares e outros amigos que queiram participar.

O almoço será constituído por sopa á lavrador e grelhada mista com arroz de feijão.
O preço será de 6,00€ por pessoa

Da parte da tarde haverá jogos de sueca, loto e outros jogos tradicionais.

Todos os amigos da UQSL interessados em conviver e jogar futebol devem faze-lo através dos números de telefone 964504628 – 917941592 ou do email grod77@gmail.com .

Esta vai ser uma forma salutar de aproximar cada vez mais os moradores da UQSL com a terra de Pereira.







2 de abril de 2012

Semana Santa em Pereira - Programa de actividades

Nesta que é a Semana "Maior", os Cristãos de todo o mundo Celebram a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. A comunidade de Pereira com os seus pastores viverá este tempo de Graça celebrando os Dias Santos. Na Quinta  Feira recorda-se a Ultima Ceia de Jesus onde o Senhor lavou os pés aos Apóstolos lembrando-os do serviço e da entrega aos outros. Na Sexta Feira a Igreja reveste-se de luto, Jesus morre numa Cruz, somos convidados a adorar a Cruz de Cristo que nos remiu das nossas faltas. No Sábado vive-se um misto de tristeza e esperança sendo que é a ultima que vence. O Povo de Deus reúne-se em Vigília recordando a noite que levará à Ressurreição, benze-se o Novo Lume que acende o Círio Pascal, bem como a água para os futuros Batizados. Já no Domingo enchemos-nos de Festa, recebemos o Cristo Vivo em nossas casas anunciando a todos a grande noticia, JESUS RESSUSCITOU.

As Cerimónias realizar-se-ão na Igreja Matriz de Santo Estevão na Vila de Pereira  



O que muda no mercado de arrendamento

O Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei do arrendamento urbano que tem como pilares básicos a aceleração dos despejos, a facilitação do método de actualização das rendas e ainda a liberalização dos mecanismos de celebração de contratos de arrendamento.


As grandes mudanças no mercado de arrendamento urbano são as seguintes:


A actualização das rendas congeladas está prevista para se fazer nos seguintes moldes: Os beneficiários das rendas antigas que não comprovem a sua carência económica (são as Finanças que atestam) vão ver as suas rendas actualizadas nos próximos meses. No que toca às situações específicas, quem tiver mais de 65 anos, grau de invalidez acima de 60% ou simplesmente não tenha condições económicas favoráveis, não pode ser despejado. Contudo, para os dois primeiros casos será necessária a comprovação da carência económica para poder vigorar o ajustamento gradual segundo a taxa de esforço (ponto seguinte). Para estes casos, haverá um período de transição de cinco anos. Findo este prazo e efectivada a subida da renda, poderá existir um subsídio por parte do Estado para cobrir a diferença.

O ajustamento anual da renda não poderá ser superior a 25% da taxa de esforço dos inquilinos no período de transição correspondente a cinco anos, quando os agregados tenham rendimentos mensais entre os 2000 e os 2500 euros. Caso uma família tenha um rendimento mensal até 500 euros, o aumento não pode exceder 10% da sua taxa de esforço. Caso haja dois meses de renda em atraso, isto dará direito a pedido de ordem de despejo por parte do senhorio. Já a duração do contrato será diferente. A partir de agora será o tempo que inquilino e proprietário entenderem. Se nada ficar explícito o contrato é renovável a cada dois anos.

As rendas serão actualizadas através de uma negociação entre as duas partes: o senhorio propõe um determinado valor de renda que considerado apropriado ao imóvel e o inquilino poderá apresentar um valor de renda que seja, para si, o mais justo. Se as duas partes não se entenderem, é acertado um valor médio entre as proposta do senhorio e do inquilino. Se o senhorio quiser que o inquilino abandone o seu imóvel, terá de lhe pagar 60 meses desse valor médio.
O Executivo vai ainda criar um balcão de arrendamento para apoiar o mercado de arrendamento nacional, ajudando os senhorios no caso terminarem o contrato de arrendamento com o seu inquilino.
No caso do proprietário querer realizar obras de fundo no imóvel, que impliquem a saída do inquilino, o proprietário terá apenas de pagar uma indemnização, mas já não terá de garantir alojamento alternativo como estava consagrado até agora. As excepções dizem respeito a quem tiver mais de 65 anos ou grau de invalidez acima de 60%.



In site "Saldo Positivo"