100 dias após o momento censitário (21 de Março de 2011) o INE divulgou os resultados preliminares dos Censos 2011. De acordo com estes resultados:
- Somos 10 555 853 residentes
- Constituímos 4 079 577 famílias
- Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios
- A População residente cresceu 1,9%
- As famílias apresentam um crescimento de 11,6%
- Os alojamentos e os edifícios cresceram 16,3% e 12,4%, respectivamente.
O INE destaca e saúda o envolvimento e colaboração dos cidadãos na resposta aos Censos 2011, condições essenciais para o sucesso de qualquer operação estatística, mas especialmente quando essa operação assume dimensão censitária. Merece particular relevo a adesão à resposta pela Internet que permitiu recensear 50% da população.
O INE salienta também o empenhamento e sentido de responsabilidade que caracterizaram o envolvimento das Autarquias, bem como o relevante contributo do Conselho Superior de Estatística, através da SEAC, ao longo de todo o processo.
O agradecimento do INE às empresas e entidades, públicas e privadas, e às forças de segurança (PSP e GNR) que contribuíram para a sensibilização e informação da população, bem como à Comunicação Social, que acompanhou activamente a operação, dando-lhe visibilidade acrescida.
Finalmente, uma referência particular a todos os profissionais envolvidos pelo profissionalismo e dedicação que demonstraram no desempenho das suas funções.
Com o resultado dos Censos 2011, a Sociedade, os decisores e os investigadores passam a dispor de um importante instrumento para o conhecimento actualizado e exaustivo da população e da habitação em Portugal.
O INE saberá cumprir, mais uma vez, a sua Missão, colocando toda a informação dos Censos 2011 ao serviço dos cidadãos.
In site "INE"
Clique na imagem para aceder à aplicação Censos 2011 - Resultados Preliminares