29 de setembro de 2011

Reforma da Administração Local - Extinção de freguesias e outros temas ...

O actual governo divulgou esta semana o Livro Verde sobre a Reforma da Administração Local, que segundo o documento, deverá estar concluída até ao último trimestre de 2012 - pag. 34.


Neste documento, faz-se luz, pela primeira vez, das intenções deste Governo sobre esta tão delicada matéria, nomeadamente, quanto à definição dos primeiros critérios base para a extinção das freguesias, limitação do número de vereadores, chefias de topo e intermédias nas Câmaras Municipais.

Neste momento, tal documento está em discussão pública, pelo que, todos os interessados devem procurar esclarecer-se sobre esta tão importante reforma, para que, no final, não sejam surpreendidos com decisões injustas e extremamente difíceis de aceitar. A participação activa no debate desta reforma, por todos os portugueses, é fundamental e absolutamente necessária.

Numa primeira análise, o concelho de Montemor-o-Velho, pela sua densidade populacional (+ - 114 hab/Km2), no plano desta reforma, que respeita à reorganização do mapa territorial das freguesias, irá integrar-se no "Nível 2" (pag. 24), devendo contudo, aguardar-se pelo esclarecimento de outros critérios e normas de procedimento a definir pelo Governo sobre esta matéria.

Em particular, deverá em todos os casos, esperar-se por uma melhor definição e clarificação dos conceitos de "APR" (Área Predominantemente Rural), "AMU" (Área Maioritariamente Urbana") e "APU" (Área Predominantemente Urbana) - pag.s 19, 20 e 24.

Quanto à redução do número de vereadores proposta, deverá integrar-se o Município de Montemor-o-Velho na categoria dos "Municípios com mais de 10.000 e menos de 50.000 eleitores", (pag. 32).

Quanto à redução do número máximo de Dirigentes Municipais (directores de departamento e chefes de divisão) proposta, deverá integrar-se o Município de Montemor-o-Velho na categoria dos Municípios com mais de 10.000 e menos de 30.000 habitantes, (pag. 33).

in blog "MONTEMAIOR"





28 de setembro de 2011

Taxas de IMI, IRS e Derrama em Montemor-o-Velho


Em reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no passado dia 12/09/2011, o executivo deliberou por unanimidade fixar as seguintes taxas que são da sua competência:

 IMI
a) que a taxa a aplicar aos imóveis avaliados nos termos do CIMI seja fixada em 0,4%;                             
b) que a taxa a aplicar aos restantes prédios urbanos seja fixada em 0,7%;
c) que sejam minoradas em 15% as taxas relativas aos prédios urbanos das freguesias de Abrunheira, Gatões, Verride e Vila Nova da Barca e dos centros históricos de Montemor-o-Velho, Pereira e Tentúgal, delimitados nas plantas anexas; 
d) que sejam majoradas em 25% as taxas relativas aos prédios urbanos degradados, como tal identificados em vistoria municipal, nos termos conjugados do CIMI e do regime jurídico da urbanização e da edificação;        



DERRAMA
- Derrama - Taxa Geral - (1,40 %);
- Derrama - Taxa Reduzida - (0,70 %)

 IRS

- 5% a participação variável no IRS, prevista no art. 20º da Lei nº 2/2007

Os Vereadores do Partido Socialista alertaram, novamente, para a injustiça flagrante que incide sobre os imóveis avaliados depois da entrada em vigor do Código do IMI e a disparidade que existe em relação aos demais imóveis, ainda para mais, tal como disse o Presidente da Câmara se prevêem revisões a este imposto, que podem, de certa forma, já resolver este problema. Mas, independentemente disto os demais imóveis deviam ser avaliados, pois este facto traduz-se na perda de receita para o município. 
 Os Vereadores do Partido Socialista reclamaram, igualmente, pelos resultados do estudo que já foi prometido em reunião de Câmara anterior e em Assembleia Municipal, respeitante à equipa de trabalho que entretanto foi criada, para avaliar estas majorações e minorações no IMI. Este estudo é também relevante para aquilo que pode vir a seguir, porque as intervenções da Troika ou do Governo neste sentido, não vão resolver este problema. Conforme referiram, este é um problema local e deveria aproveitar-se para que estes resultados apareçam. 
Foram esclarecidos que o levantamento cadastral dos imóveis pela Câmara Municipal, está em fase de conclusão. O problema agora está na conclusão do trabalho na Repartição de Finanças.

Em relação à sua posição de voto, os vereadores do Partido Socialista, mantêm aquilo que disseram na reunião de Câmara de 13 de Setembro de 2010, porque não assumem posições hipócritas ou demagógicas. Na verdade, a situação da Câmara e a situação do País não permitem qualquer outro tipo de intervenção por parte do executivo, na fixação destas taxas, por isso votaram favoravelmente a proposta da maioria PSD/PP.


in blog "MONTEMAIOR




Ponte do Paço "foi" a reunião de Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

No passado dia 26/09/2011, em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, os Vereadores do Partido Socialista, denunciaram a situação de risco e de insegurança que transparece do estado de conservação da Ponte do Paço em Pereira.


A Ponte do Paço apresenta fissuras extensas e de grandes dimensões, no sentido longitudinal, junto às guardas da mesma, bem como, na sua estrutura, no sentido vertical. As reparações ali efectuadas, são mera cosmética, tendo inclusive influência negativa na própria estrutura e segurança da referida ponte, em caso de queda de partes da mesma.

Por tal ponte passam diariamente muitos Munícipes do Concelho e em particular os habitantes de Pereira, em particular a intensidade de tráfego é tal, que o sentimento de insegurança de todos os utentes é manifesto e generalizado.

Na realidade, tal ponte encontra-se situada no território e concelho de Coimbra, devendo ser essa edilidade a promover a manutenção e vigilância de tal ponte, No entanto, os Vereadores do Partido Socialista, desafiaram o restante executivo a se associar a uma denúncia formal e por escrito da CM de Montemor, junto da CM de Coimbra

O Senhor Presidente da Câmara, aceitou o desafio, informando que já tinha alertado, informalmente, alguns técnicos da CM de Coimbra para tal situação, ficando então, deliberado por unanimidade que se iria fazer a denúncia formal de tal situação para tal Edilidade.

Mais foi deliberado e aprovado por unanimidade a autorização de despesa para a construção de um campo de jogos sintético para Pereira.


in blog "MONTEMAIOR"





Ver Ponte do Paço num mapa maior

Página Facebook UQSL.ARQUITECTURA

Criada em Dezembro do ano de 2010 a página facebook uqsl.arquitectura conta já com 80 mil visitas e com 259 opiniões sobre os artigos publicados.


Para quem ainda não conhece a página uqsl.arquitectura, é um espaço que fomenta o pensamento critico, opiniões, ideias, temas e até "teorias" sobre as questões mais controversas do urbanismo e da vida da Vila de Pereira. Um espaço que pretende uma postura activa de participação cívica na condução do destino da Vila de Pereira, nomeadamente da Urbanização Quinta de São Luíz.





Passe por lá e faça-se fã!








Clique na imagem para aceder à página facebook e mantenha-se actualizado

27 de setembro de 2011

Ponte do Paço – Conheça a posição da AMUQSL

A ponte do Paço (ou do impasse) é um assunto na ordem do dia na Vila de Pereira e outras povoações desta zona do Baixo Mondego. É um constrangimento local, com implicações regionais.


Na reunião de 16 de Setembro de 2011, foi um dos assuntos que abordado pela Associação de Moradores na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (CMMV), tal como já o tinham feito em reunião com a Junta de Freguesia de Pereira (JF).

Tanto a JF como a CMMV, comunicaram que nada se pode fazer sem a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra. 

A AMUQSL está a delinear uma estratégia de intervenção neste assunto, começando sempre pelo diálogo e pelo conhecimento do ponto de situação. Para além disso, nenhuma outra forma de intervenção está, neste momento, descartada.



Veja a notícia completa  no site da Associação de Moradores  aceda aqui»»


in site "AMUQSL" em 26 de Setembro de 2011





26 de setembro de 2011

AMUQSL e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho reuniram

No passado dia 16.09.2011, a AMUQSL deslocou-se à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (CMMV) para uma reunião previamente agendada e onde estiveram presentes O Eng.º Abel Girão, a Eng.ª Isabel Quinteiro e a Dr.ª Graça Pinto em representação da CMMV . 


A reunião iniciou-se com as apresentação dos presentes como representantes da AMUQSL, da AMUQSL enquanto associação de moradores e dos Srs. Vereadores, seguindo-se as questões e dúvidas relativamente a assuntos que preocupam os moradores. Fica o resumo desse encontro.

Espaços Verdes
Tal como já tínhamos sido informados pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, José Rasteiro, a manutenção desses espaços é feita no âmbito de um contrato com uma empresa, válido por um ano, com mais 2 de opção. Referimos que apesar da retoma da manutenção, gostaríamos que a mesma fosse feita com mais brio e alertámos para zonas que não são "aparadas". 

Lotes 32, 33 e 34
Abordámos a necessária reconstrução dos passeios dos lotes referidos, que permanecem por refazer desde que ali se verificaram os deslizamentos. Fomos informados de que os tijolos serão mudados de sítio para que a relva possa ser aparada normalmente. Os passeios e a via publica ainda não foram rececionados pela autarquia.

Abate de Árvores
Sobre as árvores abatidas na rua da pastelaria São Luiz, como já sabíamos, o corte foi pedido por um dos condomínios dessa rua, por estarem a prejudicar os edifícios e as suas estruturas. Foi-nos explicado que nos pés restantes será aplicado um produto que fará apodrecer as raízes. Após esse apodrecimento serão plantadas novas árvores. Pelas mesmas razões ou por razões de segurança/proteção civil, se as árvores ameaçarem as pessoas ou bens materiais, poderá haver novos cortes. 

Parques infantis
Referimos a necessidade de verificação e manutenção dos parques infantis bem como a sua pequena dimensão e falta de equipamentos deixando o desejo de os ver melhorados mas sobretudo em condições de segurança.

Dejectos Animais
Quantos aos dejectos dos animais, foi-nos comunicado que a CMMV não possui nenhum tipo de equipamento que possa instalar nem alguma vez instalou em parte alguma e que numa primeira fase, sugerem ações de sensibilização e a queixa sempre que se identificarem os prevaricadores. A AMUQSL fará ações de sensibilização.

Limpeza dos lotes por construir e Stands de Vendas
Quanto aos lotes por construir, a CMMV fará nova verificação e notificação aos proprietários. O mesmo será feito relativamente aos stands de vendas, verificando as licenças de utilização de espaço publico. Se as licenças estiverem válidas, mesmo os contentores não usados, estarão em conformidade.

Toponímia
A toponímia da urbanização também foi abordada. Manifestámos o desejo da AMUQSL fazer parte da Comissão Municipal de Toponímia para participarmos na nomeação das nossas ruas. 

Sede da AMUQSL
Naturalmente, solicitámos um espaço que nos possa servir de sede, pedido que também já endereçámos à Junta de Freguesia de Pereira. Os espaços geridos pela CMMV em Pereira são poucos e estão em utilização ou protocolados. Os vereadores presentes referiram ser uma “pena” que neste tipo de grandes empreendimentos não sejam considerados ou fiquem por fazer edifícios de apoio comunitário. Sobre esse assunto referimos que na urbanização havia espaço para construção de um edifício polivalente de utilização publica ...

Apoios ao Associativismo
Continuámos, referindo a intenção de nos candidatarmos aos apoios para o Associativismo, tendo sido remetidos para a vereadora responsável. A candidatura a elaborar será para os apoios de 2012.

Por fim, acordámos haver total disponibilidade das duas partes para reunir sempre que tal se justifique.

A AMUQSL agradece à CMMV e aos presentes, as duas horas de audiência e destacamos não só a colaboração e profissionalismo dos Srs. Vereadores mas também a simpatia das suas pessoas.


in site "AMUQSL" em 26 de Setembro de 2011










23 de setembro de 2011

Campanha de Tampinhas por uma Mão - Ajudar a Sorrir!


VILA DE PEREIRA!

CONCELHO DE MONTEMOR-O-VELHO!

DISTRITO DE COIMBRA!

BEIRA LITORAL!

PORTUGAL!

Pontos de Recolha mais próximos:

Centro de estudos de Ançã – 2399962676 /919164848 

Junta de freguesia de Buarcos


VAMOS AJUDAR ESTA CAUSA!


Festas em Honra da Senhora do Monte - Montes de Cima - Pereira




Os direitos de imagem estão reservados a Marco Aurélio Rasteiro


22 de setembro de 2011

Kids Race na BlackBulls Marathon by Specialized

Dia 9 de Outubro, em Pereira, tragam os vossos filhotes à BlackBulls Marathon by Specialized, que eles vão divertir-se bué na Kids Race!








E faltam 16 dias para o grande dia BlackBulls Marathon by Specialized





Manutenção dos espaços verdes - Esclarecimento de dúvidas - AMUQSL

Chegaram ao nosso conhecimento algumas questões sobre a manutenção dos espaços verdes, depois de no passado dia 08.09.2011 termos informado que esse serviço tinha sido retomado. A verdade é que a AMUQSL, atenta à prestação do serviço prometido, também tinha estas mesmas dúvidas e no passado dia 13.09.2011 dirigiu-se novamente à Junta de Freguesia de Pereira para obter mais informações.


Tal como já prevíamos a manutenção dos espaços verdes não ocorre(u) sempre em dias seguidos, ou seja, depois de retomado o corte da relva, houve efetivamente um período de pausa. Estas interrupções podem voltar a verificar-se seja por motivos de escala de pessoal, problemas da maquinaria ou outros. Assim, importa perceber que a manutenção dos espaços verdes não é feita num só dia. De resto, a dimensão da urbanização impossibilita-o.

Entretanto, os jardineiros voltaram à nossa urbanização e temos verificado a sua presença seguida, pelo menos, na última semana.

A manutenção destes espaços, por se encontrarem muito degradados, foi dividida em fases. Neste momento, assiste-se ao corte e posteriormente será semeada nova relva nos locais onde já desapareceu. Numa outra fase, serão limpos os passeios onde se usará um herbicida biológico que não apresenta risco nem para os humanos nem para os restantes animais. No dia 19.09.2011, pudemos assistir a esse tratamento.

Vemos este trabalho como um início do muito que há para fazer. Alertámos o Sr. Presidente José Rasteiro para a área de feno, silvas e sargaços que se encontra na ladeira que faz ligação a Santo Varão, bem como para um “buraco” que aí se encontra na margem direita da via, apresentando perigo para quem ali passa. O Sr. Presidente já estava ao corrente de ambas as situações e informou que a Junta de Freguesia já ali fez uma pequena intervenção no sentido de sinalizar o “buraco”.

Alguns moradores tem alertado para pequenas zonas onde consideram que tem havido pouco brio na manutenção e outras que tem sucessivamente ficado “esquecidas” pelos jardineiros. Por concordarmos, já se fotografaram algumas situações que julgamos serem representativas disso mesmo e efetuaremos a necessária sugestão de melhoria juntos dos serviços responsáveis.

A Urbanização Quinta de São Luiz é uma das maiores urbanizações do Distrito de Coimbra. Felizmente, fomos contemplados com áreas verdes abundantes. A manutenção é cara e morosa. A sua recuperação, depois de um período de abandono, também o será. A colaboração dos moradores é essencial no que respeita a reportar à AMUQSL todas as situações que se considerem anómalas para que sejam avaliadas e encaminhadas.


in site "AMUQSL" em 21 de Setembro de 2011







21 de setembro de 2011

Ponte do Paço continua a estrangular trânsito para Pereira


Munícipes e autarquia de Montemor-o-Velho desesperam, enquanto a Câmara de Coimbra revela não ter dinheiro para o alargamento
Vários anos de projectos para resolver o estrangulamento rodoviário que se verifica na Ponte do Paço, à entrada de Pereira, Montemor-o-Velho, mas ainda no concelho de Coimbra, têm sido infrutíferos mantendo-se uma situação que a Junta de Freguesia considera «lamentável para o século XXI».

A ponte está no território do município de Coimbra, mas os principais utilizadores são munícipes de Montemor-o-Velho, especialmente de Pereira, mas não só, que todos os dias utilizam a EN 341 para se deslocarem para os seu empregos, na sede de distrito.

Texto de: José Carlos Salgueiro
In site "DC"

Clique na imagem para ampliar

Assembleia Geral - Associação de Moradores da Urbanização Quinta de São Luiz

Realizar-se-á no próximo dia 04 de Outubro de 2011, uma Assembleia Geral da Associação de Moradores da Urbanização Quinta de São Luiz, onde estarão à discussão vários pontos de interesse para a Associação e para a Urbanização em geral.


Um dos pontos principais será a apresentação, discussão e aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o período de Agosto de 2011 a Julho de 2012.

A reunião decorrerá na Junta de Freguesia de Pereira, pelas 20:30.


in site "AMUQSL"









20 de setembro de 2011

O Condoninho da Renata






































































Quota de 2011 - AMUQSL

Encontram-se a pagamento as quotas anuais do presente ano.


A quota de 2011 foi estabelecida em Assembleia Geral de 15.10.2010 em 12 euros anuais por fração associada.

A quotização é atualmente, a melhor forma que a AMUQSL tem ao seu dispor para garantir o seu contínuo crescimento bem como o aumento e melhoria dos serviços que presta. O pagamento da quota anual é um contributo importante do associado.

Os estatutos determinam que a falta de pagamento da respectiva quota suspende o associado do direito de ser eleito e de voto nas Assembleias Gerais assim como do direito ao futuro Cartão de Associado e das vantagens que este trará.

O pagamento pode ser feito por transferência para o NIB 0035 0296 00003302030 86 ou IBAN PT50 0035 0296 00003302030 86.

Após a transferência devem os associados enviar comprovativo para tesouraria@moradores-saoluiz.com, indicando sempre o nome completo, NIF, lote e fração. Tais dados são necessários para fazer a associação entre quem paga e a fração onde vive e para a posterior emissão dos recibos. 

Os respectivos recibos poderão ser levantados junto do tesoureiro na próxima Assembleia Geral a 4.10.2011.



in site "AMUQSL" em 20 de Setembro de 2011








Abertura de Conta Bancária (AMUQSL)

No passado dia 15.09.2011, procedeu-se à abertura de uma conta bancária para esta associação. 


As vantagens da existência de uma conta bancária para a AMUQSL não são muito diferentes das vantagens existentes nas contas pessoais e portanto, amplamente conhecidas por todos. No caso de uma associação ainda sem sede física, a vantagem que mais se destaca é o pagamento facilitado das quotas anuais e taxas de inscrição em atividades, quer seja em balcão multibanco ou homebanking. Para além disso, facilita-se o depósito das quotas que forem pagas pessoalmente ao tesoureiro, permitindo que estas quantias sejam transferidas e armazenadas em total segurança.

A conta bancária da AMUQSL é movimentada mediante a presentação de duas assinaturas da Direção, o Tesoureiro e o Presidente, sempre complementadas com o carimbo oficial.

Agradecemos a disponibilidade da instituição Caixa Geral de Depósitos, bem como a simpatia do colaborador que conduziu o processo de abertura.


in site "AMUQSL" em 19 de Setembro de 2011





Novo regime de reabilitação urbana facilita obras e venda de imóveis


Proprietários que se recusem a reabilitar as casas podem ser forçados a vender os imóveis, mas com direito a um valor mínimo.
Os proprietários que se recusem a reabilitar as suas casas podem ser forçados a vender os imóveis a preços muito baixos. Contudo, terão agora um montante mínimo a partir do qual a casa pode ser vendida, o que lhes garante, à partida, um valor mais alto. A medida faz parte de uma proposta de lei do Governo - que estabelece novas regras para a reabilitação urbana - a que o Diário Económico teve acesso e que deverá ser aprovado em Conselho de Ministros até ao final do mês.
A proposta de lei do ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (MAMAOT) vem agora dar uma garantia aos proprietários: o valor base de venda não pode ser inferior ao valor da indemnização que o proprietário receberia se fosse expropriado (caso, o município decretasse a expropriação e não a venda forçada). Na prática, a alteração que o Governo de Passos Coelho pretende agora implementar tenta impedir que os prédios sejam vendidos a valores muito baixos.
A possibilidade de venda forçada das casas para os proprietários que não façam as obras de melhoria decretadas pelos municípios foi introduzida pelo Governo de Sócrates em 2009. A medida causou muita polémica na altura, levando o próprio Presidente da República a pedir a fiscalização da medida ao Tribunal Constitucional, que acabou por dar luz verde à nova lei. 
Texto de: Paula Cravina de Sousa  em 20/09/11
In site "Económico

17 de setembro de 2011

Master Class Ginástica Aeróbica - Urbanização Quinta de São Luiz

A Associação de Moradores da Urbanização Quinta de São Luiz (AMUQSL) em colaboração com o Atletico Clube Montemorense (ACM), organiza uma aula de Ginástica Aeróbica, a decorrer dia 24.09.2011, pelas 16:30h na Praça Central da urbanização.

O evento tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a importância e benefícios das aulas de ginástica regulares bem como, assinalar o início de mais um ano de Ginástica no Atlético Clube Mo
ntemorense.

Não é necessário proceder a uma inscrição e qualquer pessoa pode participar. Iniciantes ou mais experimentados, homens, mulheres ou crianças, estão todos convidados a passar uma tarde divertida, participando numa actividade integradora e saudável.

A aula será orientada pelo Professor Vasco Carnim (ACM) e marcada pelo ritmo da música.

Este evento conta ainda, com o apoio do Urbanidades Café, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Junta de Freguesia de Pereira, aos quais a AMUQSL agradece toda a receptividade.

Compareça e traga a família e amigos. Ah, o fato de treino também!





16 de setembro de 2011

Brigadas Gerir€Poupar - Uma iniciativa da DECO que pretende melhorar a literacia financeira dos portugueses


A DECO deu início à Campanha intitulada "Gerir € Poupar". Trata-se de um importante contributo da Associação para a melhoria da literacia financeira dos portugueses. As Brigadas Gerir€Poupar vão andar pelo país a realizar ações informativas para a comunidade e para as escolas.
O trabalho, desenvolvido pelas Brigadas Gerir€Poupar, visa fomentar a poupança e fornecer aos cidadãos as ferramentas que lhes permitirão tomar decisões financeiras informadas. A gestão do orçamento familiar é também uma das preocupações da DECO, que percorrerá o país com um conjunto de ações informativas destinadas à comunidade.

A campanha pretende também contribuir para a Educação Financeira dos mais novos. É importante sensibilizar os jovens para as consequências dos seus actos individuais de consumo.
Os jovens devem estar preparados para conhecer o valor do dinheiro, como geri-lo de forma a satisfazer as suas necessidades, administrar o dinheiro com inteligência e reconhecer a importância de poupar para o futuro.

A DECO considera, por isso, que "importa preparar, desde muito cedo, as crianças e os jovens para agirem como consumidores críticos, esclarecidos, seletivos e responsáveis".

A Campanha decorrerá entre maio de 2011 e janeiro de 2012.








In site "DECO"



13 de setembro de 2011

Torneio Duplas de Voleibol Feminino e Masculino - ADCRP

Descontos na luz e nos gás para os mais carenciados

Governo anuncia uma redução de 6% na factura da luz e 2% na conta do gás para ajudar no aumento do IVA.


Segundo o"Jornal de Notícias", as famílias com baixos rendimentos, desempregados e reformados por invalidez vão beneficiar de descontos. Com o anunciado aumento do IVA de 6% para 23%, esta ajuda por parte do Governo permite atenuar os encargos das famílias mais carenciadas. 

In site "JN" de 13 de Setembro de 2011





12 de setembro de 2011

Queijada de Pereira no website My Sweet Portugal

Graças à Associação de Moradores da Urbanização Quinta de São Luiz e seu contacto feito com o website My Sweet Portugal as queijadas de Pereira fazem agora parte do seu roteiro gastronómico. Bom trabalho!


Texto publicado no website:
"A Queijada de Pereira remonta a tempos ancestrais, altura em que o desenvolvimento económico e social da localidade estava ligado à fixação de instituições religiosas que, por sua vez, fomentavam o ensino e, consequentemente, contribuíam para o enraizar de hábitos, valores e formas de vida.
A mais doce tradição vinda desse tempo são as famosas “Queijadas de Pereira”, cuja primeira referência conhecida está presente no foral de D. Manuel, de 1 de Dezembro de 1513. Só mais tarde, graças ao Real Colégio das Ursulinas se desenvolve a comercialização deste produto.

Actualmente, mantendo as tradições conventuais de fabrico, encontra nesta Vila, um espaço que lhe oferece uma viagem pelos paladares ancestrais – “Queijadinha – Doçaria Conventual”. Um cartão-de-visita da Vila de Pereira."



Direitos da fotografia reservados a Queijadinha


in site "mysweetportugal"



Clique na imagem para aceder ao site My Sweet Portugal