2 de setembro de 2011

Como se processa a recolha dos ecopontos feita pelos camiões.

Muitas vezes ouve-se o comentário, "para quê tanto trabalho a separar de depois quando vem o camião da recolha, metem tudo no mesmo sítio?!".

Ora bem, tal coisa não me parece que assim seja, mais não seja porque ao misturar tudo isso implicava que teriam pessoas no centro de recolha para fazerem a triagem, o que implicava mais gastos. Só por aqui, não me parecia haver muitos adeptos desta política. 

Mas, se os ecopontos forem só fachada - espero bem que não! - até tem uma certa lógica, se é só para fazer que se recicla, junta-se tudo no mesmo camião e faz-se só uma viagem à lixeira. (Estou a ser irónico, certo.)

No entanto, a resposta parece-me ser bem mais simples, e mesmo sem ter ido tirar a dúvida directamente com a Sociedade Ponto Verde (info@pontoverde.pt), que é sempre um óptimo sítio para tirar toda e qualquer dúvida sobre o que/como/onde reciclar (eu sempre tive resposta rápida às minhas dúvidas), descobri no site da Valorsul, na parte das "Perguntas Frequentes" a resposta:



"Alguns camiões são bipartidos ou tripartidos, ou seja, quem está a ver a recolha pode ficar com a ideia de que os materiais estão a ser misturados, mas, de facto, não estão porque por dentro existem áreas separadas. 

Poderá também acontecer uma contaminação do conteúdo de um Ecoponto que obrigue o camião do indiferenciado a recolher esse Ecoponto. Mas são situações excepcionais. 

Se desejar mais esclarecimentos contacte o seu município pois é quem tem a responsabilidade pela recolha."


in site "VALORSUL"