24 de julho de 2012

Festas em honra de São Tiago 2012

Amanhã é dia de S. Tiago e será certamente mais um dia de festa na nossa Vila de Pereira.

Assim, logo pela manhã inicia-se a Romaria até à capela de S. Tiago. Vários cavaleiros, carroças enfeitadas com burros, bicicletas, tractores ou até mesmo a pé, todos os caminhos   darão á Capela de S. Tiago.

O Grupo Folclórico da Vila de Pereira vai-se incorporar na romaria dando um brilho especial ao evento tal como de resto sempre faz nos eventos em que participa.

Depois de missa campal, segue-se o almoço partilhado entre todos os romeiros no pinhal adjacente á Capela.

A garraiada a S. Tiago está prevesta ser realizada então por volta das 16h.

Espera-se um dia muito divertido! 



Apareça e divirta-se também!



Um pouco de História:

Lenda de São Tiago - Durante as festas de São Tiago tem particular destaque a FESTA do URSO, que se pode assim resumir: Um fidalgo vai à caça com os seus criados, batedores e um bobo para os entreter durante a estadia nos montes.
Junto segue também uma burra carregada com tudo o que é preciso para acampar.
Escolhido um bom lugar para acampar, o Fidalgo e os batedores vão para a caça, ficando os criados, que entretanto se vão embebedando. Verificando o seu estado, um grupo de ladrões troca os utensílios e os artigos que se encontram no acampamento, tachos, panelas, melões, cabaças de vinho, por outros idênticos mas contendo no seu interior gatos, sardões, cobras, pombas, etc.… Ao mesmo tempo, o bobo brinca com a burra enquanto se vai aproximando um urso, que leva consigo um após outro, os criados, cheirando e partindo tudo o que encontra, soltando deste modo toda a espécie de bicharada.
A equipa de caça regressa ao acampamento verificando o estado em que se encontra. Não tendo mais criados para levar, o urso leva todos os batedores deixando apenas o Fidalgo. Este, ao ver-se sozinho perante o urso entra em pânico, e depois de ter levado uma sapatada do urso e gritando por socorro, ajoelha-se e grita: “Valha-me São Tiago”.
Após este grito, ouvem-se vários estrondos e do meio de uma nuvem de fumo surge a figura imponente de São Tiago a cavalo, que após uma curta luta com o urso, o abate.
Finalmente o urso é transportado em triunfo, perante a alegria geral do Povo presente.



Como chegar à Capela de São Tiago

Clique na imagem para ampliar