9 de julho de 2012

Pereira - Igreja de Santo Estêvão “ganhou” livro

No dia 30 de junho, Correia Góis apresentou o livro “A Igreja de Santo Estêvão da Vila de Pereira – História e Arte”. Reunindo muito público, a iniciativa integrou a ação “Serenata com Santo Estêvão” e marcou o início da coleção “Rota das igrejas da região do Mondego”.



Na sessão de apresentação, o Presidente da Câmara referiu que “a autarquia esteve, desde a primeira hora, associada à edição de uma obra que orgulhe todos os pereirenses”.

Com palavras de estímulo, Luís Leal destacou ainda que “em momentos mais delicados, a cultura pode ajudar e serum veículo que ajude a ultrapassar as dificuldades”.

No momento, Aurélio Campos desatacou “o imenso trabalho e dedicação do autor”.


Incumbido de fazer a apresentação do livro, o cónego reiterou ainda que “a Igreja bem merece este livro, permitindo-nos ter um conhecimento mais profundo sobre a história deste espaço de culto”. 



“É um livro que dedico à memória dos meus pais e que eram devotos de Santo Estêvão da vila de Pereira, e é um legado que deixo a meus filhos, e às gentes de Pereira e da região”, referiu Correia Góis. 

Destacando que “Montemor-o-Velho é um dos concelhos que mais investe em cultura e na educação”, o autor do livro deixou ainda rasgados elogios ao presidente da Câmara, Luís Leal, pela “cumplicidade e motivação”. 

Correia Góis destacou ainda que “as igrejas são autênticos tesouros nacionais e que são acarinhados pelas populações”. 

Antes da apresentação da obra, o historiador fez uma visita guiada pelos espaços interior e exterior da Igreja, desvendando algumas das suas particularidades e desafinado o muito público presente a querer saber mais sobre a igreja de Santo Estêvão. 

A Serenata com Santo Estêvão prosseguiu com a realização de uma missa vespertina, e que teve com a colaboração do Grupo Folclórico de Pereira, um jantar convívio e uma noite de fados solidária, e que contou as participações de Rita Ribeiro, Carolina, Rosália Ribeiro, Milu e Zé Ferreira, acompanhadas à guitarra portuguesa por Sílvio Girão e à viola por Zé Manel.




In site "CMMV"