24 de julho de 2012

Folclore e Etnografia estiveram em destaque em Pereira

O 41º Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Vila de Pereira foi um sucesso! No dia 14 de julho, o adro da Igreja de Santo Estêvão proporcionou uma viagem inesquecível ao mundo do folclore e da etnografia.


Antes da atuação dos grupos convidados, o coordenador do grupo anfitrião, Rui Félix, agradeceu “a presença e o apoio de todos na preparação de uma festa que pretende celebrar a nossa cultura, a nossa tradição e a vontade dos pereirenses e dos elementos do grupo em continuar a divulgar a freguesia e o concelho”.

Ao “desejar as maiores felicidades ao Grupo Folclórico daVila de Pereira”, o presidente da direção da ADCR Pereira, Alexandre Tarrafa surpreendeu Rui Félix ao desafiar a vasta assistência e as entidades presentes para cantarem os “parabéns a você” ao coordenador do grupo.

Na cerimónia de entrega de lembranças e que contou, igualmente, com as presenças do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António José Rasteiro, dos vereadores Alexandra Ferreira e Abel Girão, de representantes da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) e da Federação do Folclore Português, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, salientou que “Pereira é uma vila riquíssima ao nível do património material e imaterial” e que “não há cultura sem folclore”.

Com muito público presente, o serão cultural juntou mais de 250 folcloristas, proporcionando uma mostra etnográfica diversificada e inesquecível.

Pelo palco do 41º Festival de Folclore passaram o grupo anfitrião, o Grupo Folclórico de Nogueira (Lousada), o Grupo de Danças e Cantares de Serzedo (Vila Nova de Gaia), o Grupo Folclórico e Etnográfico do Souto da Carpalhosa (Leiria) e o Rancho Folclórico de Passos de Silguieros (Viseu).


In site "CMMV"