24 de julho de 2012

Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira

A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira (SCMVP) é uma das Misericórdias mais antigas do País, desenvolvendo, desde sempre, uma considerável acção assistencial. Sita na freguesia de Pereira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, tendo o seu registo na DGAS no livro 2 das Irmandades da Misericórdia sob o n.º22/86, folhas 52 e verso, em 25 de Setembro de 1986.


A Instituição tem em funcionamento as seguintes respostas sociais:

- Centro de Dia (com os serviços de fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional, lavandaria e tratamento de roupas, convívios e animação ocupacional, apoio médico e psicossocial, cuidados de saúde e acompanhamento a consultas);

- Serviço de Apoio Domiciliário (com os serviços que satisfazem as necessidades básicas dos utentes no domicilio, permitindo a manutenção das pessoas e sua habitação, tais como: fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional, lavandaria e tratamento de roupas, apoio médico e psicossocial, cuidados de saúde, também aos fins de semana e feriados), que conta com uma Enfermeira em regime de voluntariado;

- Actividades Tempos Livres (A.T.L.), que desenvolve várias actividades de carácter lúdico-pedagógico e cultural, tendo, para tal, uma planificação Anual de Actividades e contando com diversas oficinas de expressão e apoio escolar, incluindo oficinas de desporto e de informática;

- Componente de Apoio à Família (no âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Rede Pré-Escolar, funciona na Instituição, que é um trabalho desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e o Jardim de Infância de Pereira) e que pressupõe o desenvolvimento de várias oficinas de expressão e desenvolvimento de actividades lúdicas, incluindo oficinas de desporto e de língua estrangeira;

- AEC (Actividades de Enriquecimento Curriculares das EB) que desenvolvem componentes lúdicas, expressivas e pedagógicas, no prolongamento do horário escolar em vigor na escolas básicas, neste caso, na Escola Básica Integrada de Pereira e Escola Primária de Santo Varão;

- Animação Sócio cultural (transversal a todas estas valências) que é desenvolvida por uma equipa de animadores e educadores, tendo em conta uma planificação semanal e vários protocolos de colaboração entre entidade que trabalham na área da acção social.

Ao nível de animação comunitária, desenvolve anualmente convívios entre instituições e participa em todas as actividades previstas a nível social inter instituições.

No que concerne à área da formação, a Santa Casa já iniciou a sua estruturação – com a criação da Divisão de Formação e Desenvolvimento Social (em Janeiro de 2007) -, tendo já os seguintes serviços: bolsa de formandos, bolsa de formadores, gabinete de estudos e planeamento e serviço de acompanhamento, encaminhamento e apoio a formandos. Igualmente está a ultimar os preparativos para o pedido de Acreditação como entidade formadora à DGERT.

Conta já com alguma experiência significativa a este nível, como promotora de cursos de formação, a vários níveis, nomeadamente:

- Curso Modelista Costureira – 2002 através de formação financiada (POEFDS) Medida 5.3.1.1. (10 formandos);

- Curso Ocupação de Tempos Livres a Crianças – 2002, através de formação financiada (POEFDS no âmbito da medida 2.1.2.1. (7 formandos);

- Curso Ocupação de Tempos Livres a Idosos – 2002, através de formação financiada (POEFDS no âmbito da medida 2.1.2.1. (10 formandos);

- Curso Apoio Domiciliário – 2002, através de formação financiada (POEFDS no âmbito da medida 2.1.2.1. (7 formandos);

- Curso EFA B3 Acção Educativa – 2007/2008, através de formação financiada (POR Centro, Medida 3.3 (12 formandos)).

- Curso EFA NS Técnicas de Informação e Animação Turística - 2008/2010, através de formação financiada (POPH, Medida 2.2 (12 formandos)).

A salientar também nesta área formativa que a Santa Casa é promotora da Universidade Sénior da Vila de Pereira, a única do concelho, e executa em parceria com 20 instituições, a dinamização de um grupo de 30 alunos, contando com 3 Professores em regime de voluntariado e desenvolve disciplinas e conteúdos nas áreas de Língua Estrangeira, Hidroginástica e Informática.

Quanto à sua intervenção comunitária, de salientar que a mesma é candidata à ARSC, a título espontâneo, com uma Unidade Móvel de Cuidados Continuados Integrados que permitirá à SCMVP obter um Serviço de Apoio Domiciliário Integrado, num futuro próximo.

Ao nível da saúde, a Santa Casa da Misericórdia está a preparar o “arranque da construção de raiz” de uma unidade de cuidados continuados, com internamento de média e longa duração e uma unidade de medicina física e de reabilitação (Fisiatria), com convenção a estabelecer com a Administração Regional de Saúde do Centro e a servir a população pereirense, bem como as freguesias dos concelhos limítrofes. Neste âmbito, a mesma foi candidata e obteve aprovação de apoio financeiro da ARSC – Programa Modelar a entidades privadas sem fins lucrativos.

Apostando na área dos jovens, esta com pouco relevo na instituição até então, mas ganhando agora alguma importância com a inexistência de respostas na freguesia para este tipo de público e tendo em conta que os mesmos deixam de ter idade para frequentar o ATL (para idades até aos 12 anos), igualmente a Santa Casa está a trabalhar numa candidatura ao programa Juventude em Acção, do Instituto Português da Juventude em parceria com a União Europeia, para intercâmbio de jovens entre os 15 e os 30 anos, com outros dos diferentes países da Europa, para realização de trocas de experiências diversas, sobre as mais variadas temáticas, a ver: património, ambiente, etc.

Tendo como base a reconstrução/requalificação de património, a Santa Casa aguarda a possibilidade de financiamento de requalificação do Antigo Hospital da Vila.

A salientar que a Santa Casa é também uma das representantes das IPSS’s do Concelho de Montemor-o-Velho na Comissão Municipal de Protecção Civil, eleita pelo período de 4 anos.


In site"SCMVP"