29 de janeiro de 2011

Os Radiadores de aquecimento

Os radiadores são elementos muito utilizados nas novas habitações. São aparelhos de construção muito simples que se colocam na parede, tendo um tubo de entrada de água quente e de saída de água (um pouco mais) fria. Não obstante a sua simplicidade, ainda é possível encontrar diversos tipos de radiador no mercado, tendo em conta o material de que são feitos e a maior ou menor capacidade de transmissão de calor.

Existem, contudo, algumas características que são comuns aos radiadores. Por exemplo, em todos eles a potência é directamente associada à área do radiador.

Assim, se o utilizador tiver uma sala muito grande, necessita de mais potência de aquecimento, logo o radiador terá de ser maior. Nos radiadores por elementos, o aumento de potência passa por acrescentar mais elementos ao radiador. Também em todos eles é necessário instalar um sistema de controlo externo que pode ser manual ou automático (com possibilidade de ler a temperatura).

No entanto, estes sistemas também têm as suas desvantagens:

  • As salas são aquecidas por uma corrente de ar ascendente.
  • Deste modo, o ar que está em contacto com o tecto é aquecido primeiro, sendo o ar que está por baixo aquecido posteriormente. Isto ocasiona a perda de uma quantidade considerável de energia;
  • As correntes de ar interiores dão lugar à recirculação do pó;
  • O calor dos radiadores pode tornar o ar interior muito seco, conduzindo à necessidade de utilizar humidificadores para combater os efeitos prejudiciais para a saúde humana.




In site Deco