Os radiadores são elementos muito utilizados nas novas habitações. São aparelhos de construção muito simples que se colocam na parede, tendo um tubo de entrada de água quente e de saída de água (um pouco mais) fria. Não obstante a sua simplicidade, ainda é possível encontrar diversos tipos de radiador no mercado, tendo em conta o material de que são feitos e a maior ou menor capacidade de transmissão de calor.
Existem, contudo, algumas características que são comuns aos radiadores. Por exemplo, em todos eles a potência é directamente associada à área do radiador.
Assim, se o utilizador tiver uma sala muito grande, necessita de mais potência de aquecimento, logo o radiador terá de ser maior. Nos radiadores por elementos, o aumento de potência passa por acrescentar mais elementos ao radiador. Também em todos eles é necessário instalar um sistema de controlo externo que pode ser manual ou automático (com possibilidade de ler a temperatura).
No entanto, estes sistemas também têm as suas desvantagens:
- As salas são aquecidas por uma corrente de ar ascendente.
- Deste modo, o ar que está em contacto com o tecto é aquecido primeiro, sendo o ar que está por baixo aquecido posteriormente. Isto ocasiona a perda de uma quantidade considerável de energia;
- As correntes de ar interiores dão lugar à recirculação do pó;
- O calor dos radiadores pode tornar o ar interior muito seco, conduzindo à necessidade de utilizar humidificadores para combater os efeitos prejudiciais para a saúde humana.
In site Deco
Link: www.deco.pt