Caros vizinhos, caso ainda não tenham reparado, foi recentemente colocado um sinal de STOP ao fundo da rampa de acesso principal da nossa urbanização e outro na rua perpendicular a este acesso, a rua da escola, que vem da Junta de Freguesia
Tenham em atenção que em alguns cruzamentos ou entroncamentos e mesmo a saída de estações de serviço ou de propriedades estão sinalizadas com o sinal STOP. Este sinal indica, para além da obrigatoriedade de ceder a passagem, a... necessidade de imobilização do veículo. Esta paragem obrigatória é fundamental para que o condutor possa efectuar uma verificação cuidadosa do tráfego à esquerda e à direita antes de avançar.
Nestes casos, o condutor deve efectuar a imobilização na linha da intersecção e não exactamente no local onde se encontra o sinal de STOP. Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos com motor que se apresentem pela direita; excepto se existir um sinal de “Stop” ou “cedência de passagem”, com os quais temos que ceder passagem a todos os veículos.
Nas rotundas o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que nela estejam a circular.
Veículos que estejam a sair de parques de estacionamento, garagens, caminhos particulares, postos de abastecimento quando retomam a marcha, têm que ceder passagem a todos os veículos.
Os condutores devem ceder a passagem aos veículos prioritários (excepto nas situações já referidas), às colunas militares e escoltas policiais.
Os veículos sobre carris têm sempre prioridade nos cruzamentos e entroncamentos.
Dentro da localidade os condutores devem ceder a passagem aos veículos de transporte colectivo de passageiros que pretendam retomar a marcha após a paragem.
O referido sinal de STOP encontra-se aproximadamente junto da traseira do carro preto. Esta fotografia é de Setembro de 2010 e nesta altura esse sinal ainda lá não estava.
Tenham presente que Actualmente, não respeitar a obrigação de parar de um sinal STOP é considerada uma contra-ordenação muito grave. Num exame prático de condução é motivo de reprovação imediato, visto ser um erro intolerável (muito grave). Assim se o sinal lá está é bom que se respeite não tenhamos nós surpresas ao fundo da rampa! Isto porque de vez em quando a GNR vai lá estar.
Representação do Local