16 de dezembro de 2010

Isolamento térmico - O que é?

Para quem não sabe ou não entende o termo isolamento térmico é o processo pelo qual, utilizando materiais adequados, se dificulta a dissipação de calor de um corpo ou de um ambiente.

O calor é a energia acumulada por um determinado corpo, podendo também ser definido como energia em trânsito de um corpo para outro devido às diferenças de temperatura. A transferência de calor pode ocorrer por condução, convecção ou radiação. Assim, conhecer a forma como o calor é transportado pode ser útil para evitar o fluxo indesejado de calor.

Uma forma de manter uma coisa quente é rodeá-la por um mau condutor de calor, ou seja, um isolante ou isolador térmico, impedindo que o calor se dissipe. Em climas frios, o vestuário é usualmente composto de materiais que são maus condutores térmicos, tal como a lã, permitindo que o calor corporal seja retido, não se dissipando.

 Assim, certos materiais, tal como as lãs minerais ou o EPS, dificultam a condução térmica. Um frasco de vácuo, o "termo", também evita as transferências térmicas, sendo útil para manter quentes ou frios os líquidos no seu conteúdo. Neste caso, a falta de ar reduz a transmissão do calor por convecção e o espelho prateado minimiza a transferência por radiação.

Na construção convencional é comum a aplicação de placas de EPS na caixa de ar formada entre dois panos de alvenaria. No entanto, este isolamento raramente é contínuo devido à existência de pontes térmicas formadas pelos elementos estruturais de grande secção, tal como pilares, lentéis e lajes.

Especialmente notáveis têm sido as campanhas na comunicação social, chamando a atenção do cidadão comum para as boas práticas em defesa do ambiente. Minuto Verde, da autoria da Quercus, é uma rubrica permanente que integra o Bom Dia Portugal, programa informativo da RTP1.




O EPS (poliestireno expandido) é um plástico celular e rígido, que se pode apresentar numa multitude de formas e aplicações. É uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos, e é o material utilizado para placas para isolamento na construção civil, para caixas de peixe, para embalagens de electrodomésticos e produtos electrónicos e para muito mais.

A matéria prima do EPS é o poliestireno (PS) expansível. O PS expansível, um polímero de estireno que contém um agente expansor é obtido, a partir do petróleo, por meio de diversas transformações químicas.