17 de dezembro de 2010

Saiba identificar fissuras no seu prédio / apartamento

As fissuras mais preocupantes são as que aparecem em algum elemento da estrutura do prédio-pilares (verticais), vigas (horizontais) ou lajes. As fissuras nas paredes de alvenaria (que apenas separam ambientes) também podem representar um problema na estrutura ou apenas um problema de acabamento (estético, sem gravidade).


Fissuras nas paredes de alvenaria

Ao aparecer uma fissura em alguma parede, piso ou teto, o importante é verificar se ela aumenta no comprimento e, principalmente, na largura. Meça a fissura com uma régua e acompanhe a evolução com o passar de alguns dias. Se ela aumenta, é provável que exista algum problema na estrutura - as lajes, vigas e pilares não estão a suportar a carga (peso) do prédio e a transmitem esse esforço para as paredes. Se a fissura ficar estagnada, é provávelmente então um problema de acabamento.


Fissuras nos elementos estruturais

Ao aparecer uma fissura em algum elemento da estrutura, o importante é chamar o mais rápido possível um engenheiro para que ele avalie o problema e a eventual necessidade de se fazerem obras de reforço. Entre outros problemas, as fissuras podem causar corrosão da armadura (barras de aço que ficam dentro do betão), causando sérios danos à resistência do estrutural do edifício.



Ordem de gravidade

 



Estejam atentos e peçam ao construtor a reparação de todos estes defeitos durante o tempo de garantia da vossa habitação.

Fisuras nas Vigas

Em geral, acabam for fazer algumas flexões (barriga na viga), nem toda a flexão representa risco.


  • Fissuras inclinadas:
Normalmente as fissuras aparecem próximo da junção da viga com o pilar, causadas por sobrecarga. Indicam assim que a viga está a quere separar-se do pilar.

  • Fissuras verticais:
Estas aparecem no meio da viga, no vão (formado pela distância entre um pilar e o outro), também por sobrecarga. São as chamadas fissuras de flexão, pois formam as barrigas.

  • Fissuras horizontais



Fissuras nas lajes

Normalmente, as fissuras saem dos cantos e vão para o meio da laje. É comum os nos apartamentos de último andar aprecerem fissuras nas paredes devido a variação de temperatura, que causa dilatação da laje.



Como comprar um apartamento


Se o edifício estiver na fase de promoção / venda em projecto.


  1. Peça os nomes dos profissionais e das empresas responsáveis pelos projectos (arquitetura e respectivas especialidesdes).
  2. Peça os nomes dos profissionais e das empresas responsáveis pela contrução / execução da obra.
  3. Consulte as entidades oficiais para saber se os profissionais e as empresas estão ou estavam habilitados e se respondem a processos por irregularidades.
  4. Peça o endereço de outros edifícios construídos pelas mesmas empresas. Visite os prédios e converse com os moradores para saber sobre eventuais problemas.


Se o edifício estiver semi-pronto.

Além de fazer todos os procedimentos anteriores, faça uma verificação de sintomas (fissuras, desprendimento de pisos e azulejos, etc). Em caso de dúvida, contacte um arquitecto/engenheiro para fazer uma avaliação.



Se o edifício estiver pronto.
Além de fazer todos os procedimentos anteriores, verifique se o mesmo já tem licença de habitabilidade passada pela edilidade.



Principais causas de fissuras em edificios de betão armado.

  • Variações de temperatura
  • Variações de humidade
  • Racalques de fundação (deformação da fundação causada por afundamento do solo)
  • Alteração química dos materiais
Quase todas as construções de prédios na Urbanização Quinta de São Luiz são feitas em betão armado. Lajes em vigotas pré-esforçadas são muito raras.



Fissuras nos pilares.

As fissuras nos pilares são as mais graves, pois são eles que transmitem a carga do prédio até às fundações - é difícil um prédio ruir com o rompimento de uma viga ou de uma laje.

  • Fissuras inclinadas:
São as mais preocupantes. Em geral, são causadas por um abatimento das fundações (abatimento do solo e consequente deformação da fundação do prédio).

  • Fissuras verticais
Em geral são causadas por sobrecarga dos pilares (está a receber mais peso do que sua capacidade estrutural).
  • Fissuras horizontais
Podem surgir por problema de abatimento das fundações ou quando a carga é excêntrica (actua fora do centro do pilar).


Raramente aparecem fissuras horizontais.